Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aracati participa de Mostra Internacional e recebe homenagem do Unicef

O município de Aracati, participou em Belém do Pará, da II Mostra Internacional das Semanas do Bebê, tendo como representante a articuladora do Municipal do Selo Unicef, professora Glauca Bernardo.A II Mostra aconteceu no período de 18 a 20 de novembro/2014, no Centro de Eventos do Pará – HANGAR, em Belém-PA, que dentro da vasta e rica programação, destacou as experiências de doze municípios brasileiros com experiências exitosas de realização de semanas do bebê.

 Esses municípios foram escolhidos através de um processo rigoroso de seleção, a partir de relatos e documentos comprobatórios de suas experiências em que 50 municípios se inscreveram e apenas doze, dentre eles ARACATI, foram selecionados.
As palestras e oficinas, além das apresentações dos municípios, trouxeram temas voltados para os cuidados com a gestante e com a criança na primeira infância.
O público participante contava com profissionais das diversas áreas que lidam com a gestante e a 1ª infância, como também gestores municipais de todo o país, como prefeitos, secretários , chefes de gabinete e outros.
Dentre as palestras apresentadas, as que mais chamaram a atenção dos participantes foram:
-A semana do bebê prematuro, da Argentina (mortalidade infantil alta com a principal causa  bebês prematuros)
-A semana do bebê de Portugal (realizada em todo o país)
-A semana do bebê indígena Tucuna
-A semana do bebê da FASEPA (fundação com jovens privados de liberdade)
O 1º dia foi de palestras e oficinas;  no segundo e terceiro dia, foram apresentações das experiências e realização de oficinas, e palestras.
Aracati, fez a sua apresentação no segundo dia, dia 19/11 (quarta-feira), onde a professora Gláucia Bernardo, explanou para o público presente a experiência exitosa vivenciada no ano de 2013. Na oportunidade também foi exibido um vídeo institucional do município em que os presentes puderam conhecer um pouco do Aracati.
No dia 20/11, terceiro e último dia do evento, os doze municípios foram homenageados com o reconhecimento do UNICEF, através de uma placa, da excelência de prática exitosa da realização da Semana do bebê.
Mostra Internacional
A  Mostra Internacional das Semanas do Bebê é um evento de nível internacional que acontece a cada dois anos em um estado brasileiro, visando disseminar a realização de Semanas do bebê nos municípios brasileiros e até estrangeiros, já que a iniciativa é do UNICEF e seus parceiros. O evento visa também proporcionar troca de experiências entre os municípios que realizam a semana do bebê, fortalecer uma reflexão sobre a importância da 1ª infância e propor ações a serem desenvolvidas no município que garantam melhor qualidade de vida as crianças de 0 a 6 anos.

A I Mostra aconteceu em 2012, no município de Canela-RS, município precursor na realização de Semanas do Bebê, que desde 0 ano de 2000 realiza semanas do bebê.

http://www.aracati.ce.gov.br/aracati-participa-de-mostra-internacional-e-recebe-homenagem-do-unicef/

Nenhum comentário:

Postar um comentário