Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

1º Encontro de Formação em Percussão das Escolas

O município de Aracati realiza nesta quinta-feira, dia 06 de novembro, o 1º Encontro de Percussão das Escolas com o Programa Mais Educação.
O evento acontece na Escola Professor Antônio Monteiro, no bairro do Pedregal das 08h às 13h e de 14h30min às 16h, na Rua Cel. Alexanzito (Praça Dr. Leite/Praça da Coluna).
O 1º Encontro de Percussão será desenvolvido com: apresentações, vivências, aulas teóricas e práticas, trabalhos coletivos, ensaios, oficinas e evolução em público.
A realização é do Governo Municipal de Aracati, através da Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria do Mais Educação.
Objetivos
Tendo a musicalidade como a forma de trabalhar a coordenação motora, concentração, senso de coletividade e disciplina, a música nos leva a expressar os mais variados sentimentos como alegria, tristeza, euforia, adrenalina e o prazer tornando o músico como veículo de extrema importância para a formação individual e ao mesmo tempo coletiva de uma sociedade justa e aberta a diversos tipos de cultura.
O Projeto tem como objetivo a unificação do conhecimento musical das Escolas que possuem no Programa Mais Educação a oficina de percussão, padronizando ritmos de modo a propiciar aos educandos uma linguagem musical teórica e prática dos seguintes instrumentos: Tremeterra, Bumbo, Surdo, Repique, Timbau, Tarol, Caixa e Prato.
Mais Educação/Percussão
A Educação Integral é diferente da Educação em Tempo Integral. A Educação Integral é conceber que a criança é total de conhecimento, cultura, valores, identidade, memória que não cabe somente a escola dá conta de todas essas dimensões, mas sim responsabilidade de toda uma sociedade.
O Programa Mais Educação disponibiliza em 14 escolas do município de Aracati, aulas de percussão que tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento sócio-cultural dos alunos da Educação Básica.
1º Encontro de Formação em Percussão
Como estimular as suas potencialidades? Por que é importante trabalhar em grupo? Como se aprende percussão? Como estimular momentos de convivência musical em outras escolas? Para responder algumas dessas perguntas foi articulado com os monitores de percussão o 1º Encontro de Formação em Percussão do Programa Mais Educação com intuito de aperfeiçoar os ritmos e compartilhar as vivências musicais acontecidas nas escolas.
Escolas com percussão:
Virginia Uchoa (Volta)
Antônio Ponciano da Costa (Córrego dos Rodrigues)
Raizes e Asas (sede)
Gercina Nepomuceno (sede)
Zé Melancia (Canoa Quebrada)
Régis Bernardo (sede)
Colégio Municipal (sede)
Domingos Costa Teobaldo (Santa Tereza)
São Francisco (São Chico)
Francisco Fernandes Filho (Córrego dos Fernandes)
Francisco Amaral Lima (Cacimba Funda)
Professor Antônio Monteiro (Pedregal)
Antonieta Cals (Majorlândia)
Raimundo Silvério Filho (Cumbe)
Programação
Manhã
08h – Abertura (Escola Antônio Monteiro)
09h – Aula Teórica
09h30min – Aula Prática
11h – Trabalho Coletivo Musical
Tarde
13h – Ensaio Geral (Escola Antônio Monteiro)
14h30min – Cortejo de Percussão (Praça Dr. Leite)
16h – Encerramento com Fanfarra do Colégio Municipal (Praça Dom Luiz)

http://www.aracati.ce.gov.br/1o-encontro-de-formacao-em-percussao-das-escolas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário