Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Jovens são os que menos controlam as finanças

A sensação de independência adquirida com o salário do primeiro estágio ou emprego, as constantes ofertas de consumo ou mesmo de festas, além de outros fatores, fazem com que o equilíbrio financeiro seja um desafio para a maioria dos jovens brasileiros. De acordo com o Indicador de Educação Financeira (Indef) 2014, os jovens de 16 a 24 anos são os que possuem menos controle da vida financeira no País.
A pesquisa, realizada pelo Serasa Consumidor e Ibope Inteligência, ouviu 2002 consumidores acima de 16 anos, no primeiro semestre deste ano, e revelou que 40% deles admitem não manter as finanças sob controle.

O percentual de pessoas que diz manter os gastos sob controle cresce à medida que aumenta a idade, segundo o levantamento: 62% entre 25 e 34 anos, 66%, entre 35 e 44 anos, 67%, entre 45 e 54 anos, e 75%, entre as pessoas que têm 55 e mais.
Educação financeira
O Indef mostrou também que o grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota de educação financeira, em comparação com o índice do ano passado: de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que têm entre 18 e 24 anos também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.
"A população deste perfil não costuma planejar suas finanças de maneira consciente. Os jovens precisam evitar agir por impulso e adquirir o hábito de controlar melhor a vida financeira para que eles não sofram as consequências do superendividamento e da inadimplência", diz o superintendente do Serasa Consumidor, Júlio Leandro.
Na tabela de respostas da pesquisa, 36% dos entrevistados que tinham entre 16 e 24 anos afirmaram que, normalmente, ficam mais satisfeitos em gastar dinheiro agora do que poupar para o longo prazo e que admiram pessoas que possuem bens como roupas e carros de luxo. A tendência a comprar de forma muito espontânea e imediata, sem pensar muito, foi assumida por 41% desses jovens.
Ainda nessa faixa etária, 27% afirmaram que, quando compram alguma coisa, geralmente escolhem as marcas que os amigos e parentes vão aprovar, índice que cai para 15% entre os entrevistados com 45 a 54 anos, de acordo com a pesquisa.
Limpa Nome
Para quem não consegue manter as contas quitadas, o Serasa realiza mais uma edição do Super Feirão Limpa Nome, também com versão online. Durante o Feirão, que acontece entre os dias 4 e 14 de novembro, várias empresas de diferentes setores vão oferecer descontos especiais para quem deseja saldar as dívidas. Nas edições anteriores do Feirão, os abatimentos chegaram a 95%.
Para participar das negociações, basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um cadastro. Após isso, o consumidor será direcionado para uma página onde são listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.
Mais informações
Lançamento do IX Seminário Internacional de Logística e da Feira Nacional de Logística (Expolog)
Data: 23 de outubro
Horário: 8h
Local: CVT Portuário

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/jovens-sao-os-que-menos-controlam-as-financas-1.1132079

Nenhum comentário:

Postar um comentário