Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Eleições 2014: Camilo Santana vence Eunício para substituir Cid Gomes, seu apoiador

Camilo Sobreira de Santana (PT), 46 anos, natural do Município do Crato, será o 46º governador do Estado do Ceará, a partir de 1° de janeiro de 2015. Ele foi eleito ontem, no segundo turno, ao derrotar Eunício Oliveira (PMDB), com uma diferença de pouco mais de 300 mil votos. Pela avaliação da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Iracema do Vale, o pleito foi tranquilo, apesar de algumas ocorrências. As Forças Federais chamadas a ajudar na segurança da eleição não tiveram dificuldade para atuar.
A professora Izolda Cela (PROS), ex-secretária de Educação do Ceará, é a vice-governadora. O nome dela era um dos apontados como candidata ao Governo, mas acabou ficando como vice de Camilo. 

No primeiro turno da disputa, Camilo Santana ficou em primeiro lugar com uma pequena diferença. Ele somou 47,81% dos votos contra 46,41% dados a Eunício. Camilo é deputado estadual no segundo mandato, embora muito pouco tempo tenha ficado na Assembleia. Ele foi secretário do Governo Cid Gomes no primeiro e segundo mandatos. Antes de ser deputado disputou e foi derrotado em duas oportunidades a Prefeitura do Município de Barbalha, onde tem o seu domicílio eleitoral.
Camilo é casado com Onélia Leite, com quem tem dois filhos. É engenheiro agrônomo e mestre em desenvolvimento e meio ambiente, formação concluída na Universidade Federal de Fortaleza (UFC). Ainda como aluno da Universidade presidiu o Centro Acadêmico (CA) de Agronomia e dirigiu o Diretório Central dos Estudantes, o DCE da UFC.
Comemoração
Camilo ingressou na política em 1990, quando se filiou ao PSB, e somente doze anos depois entrou no PT, em 2002. Em 2000, quando concorreu à Prefeitura de Barbalha, Santana só obteve 2.427 votos, ficando em quarto lugar entre os seis postulantes. Quatro anos depois, dessa vez já no Partido dos Trabalhadores, o petista tentou mais uma vez se eleger chefe do Poder Executivo do Município, mas não obteve êxito ficando em segundo lugar, com quase dez mil votos.
Logo depois de oficializada sua vitória, Camilo Santana foi com o governador Cid Gomes, sua vice, Izolda Cela, o prefeito de Fortaleza e diversos outros correligionários que estiveram à frente de sua campanha, fazer o seu primeiro pronunciamento oficial, no comitê central da campanha, onde muitos outros correligionários fizeram a festa de comemoração.
O candidato derrotado, senador Eunício Oliveira, também falou sobre o resultado da eleição. Diferente dos pronunciamentos da campanha, quando fazia críticas aos adversários e à administração estadual, ontem à noite, Eunício ficou limitado a agradecimentos aos eleitores. Sequer falou sobre o seu futuro.
Primeiro turno
O resultado da votação de ontem, no Ceará, também consagrou a presidente Dilma Rousseff (PT). Ela conseguiu mais de dois terços dos votos no Estado, deixando o candidato Aécio Neves (PSDB) com apenas 23,25% da votação. Os números alcançados no último domingo foram maiores, para Dilma, que o resultado do primeiro turno.
No dia 5 de outubro, quando ficou concluída a primeira etapa da disputa, foram eleitos um senador da República, Tasso Jereissati (PSDB), 22 deputados federais e 46 deputados estaduais, a maioria, tanto na Câmara, quanto na Assembleia, é de parlamentares ligados ao Governo. Tasso foi candidato da oposição.
A posse de Camilo Santana será no dia primeiro de janeiro de 2015. O senador e os deputados, federais e estaduais, tomarão posse em fevereiro, quando começa o ano legislativo no Brasil. A posse ao novo governador será dada pela atual composição da Assembleia Legislativa.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/eleicoes-2014-camilo-santana-vence-eunicio-para-substituir-cid-gomes-seu-apoiador-1.1135617

Nenhum comentário:

Postar um comentário