Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

TRE ajusta detalhes para eleição de 2014

     
O Tribunal Regional Eleitoral corre contra o tempo para deixar tudo pronto para as eleições de 2014. Seguindo o planejamento previamente elaborado e em acordo com o calendário eleitoral, a Corte já iniciou a geração das mídias que vão abastecer de informações as urnas eletrônicas e segue articulando os procedimentos de segurança do pleito.Entre as ações propostas, com o intuito de reforçar a segurança e inibir crimes eleitorais, o Tribunal capacitará 15 mil policiais entre civis e militares para as eleições que ocorrerão no próximo dia 5 de outubro. O esquema também contará com o apoio da Polícia Federal no Estado do Ceará.

A capacitação se dará por meio de uma parceria do TRE, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). É a primeira vez que ocorre o evento. As palestras iniciarão, hoje, e encerrarão na próxima sexta-feira (18). O evento acontece das 9 às 11 horas, no auditório da Fiec. As palestras serão ministradas pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Cléber de Castro Cruz, que, na ocasião, abordará “A Legislação Eleitoral e a Atividade Policial”. Os policiais receberão ainda a Cartilha da Polícia Militar, e os folders “Chegou a Hora” e “Permitido e Proibido”, publicações da Justiça Eleitoral do Ceará, que tratam da legislação eleitoral e do poder de polícia nas eleições.
CRIMES EM 2012
Nas eleições de 2012, onde se disputou o cargo do Executivo municipal, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará contabilizou 47 ocorrências por crimes eleitorais em Fortaleza. De acordo com a Corte, cinco das ocorrências ocasionaram prisões. Quatro entre os presos cometeram crime de boca de urna, e a quinta fazia divulgação de campanha em frente a um local de votação.
Geração de mídias
O TRE iniciou, ontem, a geração de mídias para as próximas eleições. O juiz da Corte, Mauro Ferreira Liberato, presidiu a solenidade, conforme determina a Resolução do TRE-CE nº 552/2014, na presença do secretário de Tecnologia da Informação, Jonas de Araújo Luz Junior.
Para acompanhar os trabalhos que devem acontecer até 20 de setembro, das 8 às 19 horas, na Sala de Treinamento do edifício-sede do TRE, foram convocados os representantes dos partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE).
“É preocupação da Justiça Eleitoral, fazer com que o processo seja o mais transparente possível”, ressaltou o juiz Mauro Liberato. O secretário de TI, Jonas Luz, ressalta a geração das mídias como um “evento importante do processo eleitoral”, haja vista que, no dia da votação, os representantes de partidos e coligações, bem como o MP e OAB, podem verificar as assinaturas digitais dos sistemas e aplicativos inseridos na urna eletrônica.
Mídias
Serão utilizados 922 cartões de memória de carga, 23.666 cartões de memória de votação e 23.602 memórias de resultado. Os cartões de memória de carga recebem os programas da urna e os dados de candidatos e eleitores de até 100 seções eleitorais de um determinado município. Já nos cartões de memória de votação, são gravadas as fotos dos candidatos que concorrem à eleição.
Procedimentos
Antes da geração, o TRE realiza vários procedimentos preparatórios que incluem a consolidação das informações necessárias para a eleição, tais como seções, agregações e mesas receptoras de justificativas, a oficialização do sistema de preparação, o fechamento do Sistema de Registro de Candidaturas (Cand), que aconteceu na última quinta-feira (11) e a emissão de relatórios para conferência dos dados dos candidatos que constarão das urnas eletrônicas. Só após esses passos, inicia-se a inserção dos dados nas mídias, que se estenderá até o dia 20 de setembro.
O TRE explica que, após a geração de mídias, começará a carga das urnas eletrônicas. O procedimento consiste na destinação de uma urna para cada uma das 19.964 seções do Estado – 19.921 seções de votação, 15 seções de voto em trânsito e 28 urnas para recebimento de justificativas. A partir dos cartões de memória de carga, são transferidos para as urnas eletrônicas os programas da urna, homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e os dados de candidatos e eleitores (nome e número do título e informações biométricas, se existirem) da seção correspondente.
Num segundo passo da preparação, cada urna eletrônica recebe um cartão de memória de votação que contem as fotos dos candidatos do município, e as memórias de resultado, que, ao final da eleição, recebem o resultado das seções para transmissão para o TRE. No final do procedimento de carga, as urnas são lacradas e assim permanecem até o dia da eleição. Todo o procedimento é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão. A carga das urnas vai acontecer até o dia 3 de outubro.
Votação no Ceará
No Estado, serão preparadas 22.449 urnas eletrônicas, sendo 19.921 para as seções eleitorais, 28 para as Mesas Receptoras de Justificativas Eleitorais (12 em Fortaleza,1 em Jericoacoara, 1 no Porto das Dunas, 1 em Pecém, 1 em Aracati, 3 em Juazeiro do Norte, 3 em Caucaia, 3 em Maracanaú e 3 em Sobral), 15 para as seções de voto em trânsito (13 em Fortaleza e 2 em Caucaia) e 2.485 como reservas. O contingente mobilizado para o pleito deste ano ultrapassa 100.000 pessoas, sendo 1.000 servidores, entre efetivos e requisitados, 3.500 contratados, 79.796 mesários, 6.929 delegados de prédio e 15 mil policiais civis e militares do Estado e da Polícia Federal.
http://www.oestadoce.com.br/noticia/tre-ajusta-detalhes-para-eleicao-de-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário