Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Inaugurada unidade SESI-SENAI para formar profissionais em aviônica

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC) inaugurou nesta sexta-feira (29/8), no município de Aracati, seu mais novo Centro Integrado SESI-SENAI, que vai fornecer de forma conjugada educação básica e formação profissional na área de aviônica, formando profissionais para a manutenção de aeronaves.O evento faz parte de uma série de inaugurações de novos equipamentos criados pelo Sistema, dentro da sua missão de potencializar a competitividade da indústria, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) e do Serviço Social da Indústria (SESI/CE).Aracati receberá uma base da empresa de aviação TAM para reparos e manutenção de aviões executivos de pequeno e médio portes.


Em sintonia com essa demanda de mercado, o SESI/CE e o SENAI/CE escolheram o município para a criação de um centro integrado, que vai atuar na formação básica e profissional de jovens técnicos para manutenção de aeronaves.
Conforme o presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, a inauguração da unidade integrada SESI-SENAI retoma, por uma questão de justiça, a história de permanência do SESI por 62 anos em Aracati. A instituição  chegou ao município em 1949, sendo que desde 1967 está no prédio que hoje abriga o centro integrado, mas que funcionou como escola do SESI até 2011.Segundo Roberto Macêdo, essa é mais uma ação da Federação em prol da indústria e do desenvolvimento econômico cearense: “O SESI e o SENAI atuam em benefício da indústria e, associado a isso, temos também a interiorização da nossa FIEC, com uma Casa da Indústria em Limoeiro do Norte atendendo toda a Região do Baixo e Médio Jaguaribe, além de programas como o Universidade-Empresa, que fazem a integração entre o setor produtivo e academia”.
O diretor regional do SENAI/CE, Fernando Nunes, apresentou a estrutura do centro integrado. O local, que contará com um avião doado pela TAM em desuso para o treinamento dos jovens, deve começar a operar a partir de 2015.
A unidade conta com seis salas de aula, cinco laboratórios, um contêiner- oficina, biblioteca, coordenação pedagógica, secretaria escolar e coordenação administrativa. Nunes informou que, nos próximos três anos, enquanto os alunos não começam a parte prática, a unidade também vai oferecer cursos do Pronatec na área de couro e calçados, eletromecânica de automóveis, ajustador mecânico e eletricidade, dentre outros.
O prefeito de Aracati, Ivan Silvério, destacou que a parceria com o Sistema FIEC, que implantou a unidade de aviônica juntamente com o apoio do governo do estado (aeroporto) e da TAM (centro de manutenção de aeronaves), é histórica. “Por isso, vai ser muito importante para o município, porque tanto o aeroporto de Aracati como o centro de manutenção e aeronaves vão alavancar o turismo de lazer e de negócios, assim como atrairão mais empresas para o entorno da região.”
Além disso, Silvério destacou que, para existir emprego, é preciso antes existir formação e capacitação de profissionais. Ele contou que uma indústria que está se instalando no município recebeu em quatro dias cerca de 500 currículos, mas apenas 10% da demanda têm capacidade de ser absorvida por falta de qualificação técnica. “A presença do SESI e o SENAI na nossa cidade vai ajudar a mudar esse quadro”, completou o prefeito.
TAM e governo estadual
Representando o governador do estado na solenidade, o secretário do Turismo, Bismarck Maia, anunciou a ampliação do Aeroporto de Aracati para receber aeronaves de maior porte. A pista de pouso atualmente possui 30 metros por 1.800 metros e passará a ter 2.500 metros por 45 metros. De acordo com Bismarck, isso vai incrementar o turismo de lazer e de negócios na região. “Mais empresas vão se instalar no município”, prospecta.
O diretor técnico da TAM, Roberto Fajardo, afirmou que Aracati será uma das únicas cidades do Nordeste a dispor de um centro de manutenção de  aeronaves e também de uma escola especializada em aviônica.  A previsão é que o centro de manutenção da TAM esteja operando entre outubro e novembro, e, na sua fase plena, receba cerca de 70 aeronaves.
“Atualmente, as escolas formadoras de profissionais estão no estado de São Paulo e em cidades como Belo Horizonte. Daqui a alguns anos, Aracati vai fornecer profissionais para vários lugares e empresas do país, porque todas as companhias de aviação, no momento, têm necessidade de profissionais para a manutenção de aeronaves”, disse Fajardo.
Estrutura articulada de ensino médio e profissionalizante
Conforme o superintendente do SESI/CE, Francisco das Chagas Magalhães, a atuação das duas entidades será conjunta por meio do programa Educação Básica Articulada com Educação Profissional (EBEP), o qual permite aos estudantes do ensino médio complementar os estudos com um curso técnico. O currículo da educação articulada do SESI/SENAI combina elementos do universo do trabalho às disciplinas da educação formal.
Na escola de aviônica, no primeiro ano, a grade curricular contempla formações em montagem mecânica, eletroeletrônica e rede de computadores. A partir do segundo ano, entram duas formações específicas em aviônica e células e células e motores.
Serão contemplados inicialmente 40 alunos, em duas turmas de 20, selecionados no meio de 500 alunos que cursam o 9º ano na rede pública da região. “Iniciaremos as aulas em fevereiro de 2015 com os 40 melhores alunos da rede pública. Eles receberão conhecimentos consistentes em matemática, física e áreas afins pelo SESI e terão formação técnica no outro turno pelo SENAI. O mais importante é que a TAM já sinalizou a contratação de 30 estagiários”, explicou Magalhães. O curso tem duração de três anos, sendo um destinado ao estágio. Para o superintendente, a iniciativa contribuirá para mudar o perfil profissional dos jovens do município.
http://www.aracati.ce.gov.br/inaugurada-unidade-sesi-senai-para-formar-profissionais-em-avionica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário