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quinta-feira, 1 de maio de 2014

Comércio espera faturar R$ 257 milhões no Dia das Mães

No Dia das Mães deste ano, os consumidores de Fortaleza devem movimentar cerca de R$ 257 milhões no comércio local com a compra de presentes para as homenageadas. O valor representa um crescimento de 10,3% sobre o resultado divulgado em 2013 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).Segundo o economista da Fecomércio-CE, Alex Araújo, o resultado da pesquisa sobre o potencial de consumo de 2014, durante o período comemorativo, é importante para elevar o comércio varejista no Estado.

"Nos primeiros meses deste ano nós constatamos um nível de faturamento muito baixo e esta disponibilidade do consumidor de comprar mais é importantíssima para animar o setor", explicou.
A pesquisa divulgada pela Fecomércio-CE revela ainda que o percentual de consumidores com intenção de compras caiu em 2014 (64,7%) com relação a 2013 (67,1%), ou seja, neste ano o número de pessoas interessadas em comprar no Dia das Mães é menor. "Apesar disso, os dados revelam que há uma predisposição dos consumidores em gastar mais nas compras", explica Alex Araújo.O economista refere-se ao valor do gasto médio com presentes, declarado por 64,2% dos entrevistados (R$250), que supera o constatado na pesquisa do ano passado (R$ 202).
A diversidade de produtos que podem ser presenteados no Dia das Mães é um dos fatores que torna esta data comemorativa como a segunda maior no registro de faturamento do ano no Estado, perdendo apenas para o Natal."A diversidade de itens que as pessoa podem comprar para as mães é diferente, por exemplo, do dia das crianças, quando a maioria dos presentes são brinquedos .Essa vantagem acaba por movimentar o amplo conjunto de atividades do comércio", explica o economista.
Pesquisa mostra intenção de compra de presentes para as mães
Os dados da pesquisa apontam ainda para uma maioria (64,2%) de entrevistados com intenção de compra de artigos de vestuário, perfumaria, joias, calçados e bolsas. Apenas 7,8% das pessoas que responderam à pesquisa ainda não decidiram o que vão comprar.
As consumidoras(36,9%) preferem comprar artigos de vestuário para as mães. Enquanto os consumidores masculinos(27,8%) preferem comprar itens de perfumaria. O produto com menor procura são as flores, com 6,1% de intenção de compra, serão mais procurados por consumidores do sexo masculino (8,8%).
Shopping centers e centros comerciais, foram 62% das respostas sobre a pretenção dos locais de compra, seguidos das lojas de rua (31,7%) e dos supermercados e hipermercados (18,5%). O sábado deverá ser o dia mais movimentado nestes lugares, segundo os entrevistados, que alegaram cada vez menos tempo disponível. 
Os consumidores pretendem pagar suas compras preferencialmente à vista (70,6%) e com o cartão de crédito (37,4%). A maioria das pessoas está em busca de promoções (50,5%) e vai fazer pesquisa de preços (44,5%), mas a qualidade dos produtos (30,8%) e a beleza das vitrines (20,9%) também poderão influenciar na escolha.
A pesquisa também revela que 53,4% dos consumidores pretendem comemorar o evento em suas casas, 30,3% nas casas dos pais e 7,5% em restaurantes, sendo 14,1% dos consumidores com renda familiar superior a seis salários mínimos que indicam essa intenção.

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/comercio-espera-faturar-r-257-milhoes-no-dia-das-maes-1.1006713

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