Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Aplicativo permite troca de mensagens sem conexão à internet

Um novo aplicativo de mensagens instantâneas para iPhone, lançado em 20 de março, torna possível a conversa entre dois ou mais usuários mesmo quando seus aparelhos não estão conectados à internet ou onde não há cobertura de celular. 
O FireChat aproveita de um recurso pouco conhecido do iOS 7 versão mais recente do sistema operacional da Apple chamado Multipeer Connectivity Framework (MFC). 

Essa estrutura de rede é capaz de reconhecer dispositivos dentro do alcance de uma mesma rede Bluetooth ou wi-fi (aproximadamente 9 metros) e permitir a interação entre aplicativos. 
Dessa forma, é possível que um grupo de pessoas troque mensagens de texto e fotos, pelo FireChat, na pista de um show de rock ou num acampamento, por exemplo, como se estivessem batendo papo ao redor de uma fogueira. 
O MFC também pode criar redes de malhas também conhecidas como redes mesh usando a conexão de internet de outros dispositivos. 
Isso significa que um usuário on-line pode compartilhar sua conexão com outros aparelhos sem acesso à internet que estejam a 9 metros de distância. Estes, por sua vez, podem continuar "repassando" a conexão para outros usuários a essa mesma distância. Desde que todos eles usem um aplicativo que se aproveite do MFC.
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário