Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Funceme anuncia novo prognóstico

Crateús. A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) divulga hoje a previsão climática para os meses de março, abril e maio. O documento a ser apresentado mostrará a reavaliação das condições termodinâmicas dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera. Também serão considerados os modelos atmosféricos da Funceme e de várias instituições nacionais e internacionais parceiras.

O documento climático será apresentado durante a reunião do Comitê Integrado da Seca, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, que trará o balanço geral das ações de convivência com a seca, pelo Governo do Estado. "Estamos rodando nosso modelo e avaliando a evolução dos sinais. Também aguardamos os resultados dos modelos apresentados na III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, que aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Natal, da qual a Funceme participou com meteorologistas de todo o País. Se houver alguma alteração nos sinais em relação ao que apresentamos em janeiro, o novo prognóstico vai indicar essa mudança", explica Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme, sobre a nova previsão.
Ele lembra que, no último dia 21 de janeiro, a Funceme divulgou prognóstico das chuvas de fevereiro, março e abril, apontando 40% de probabilidade de chover abaixo da média histórica, 35% de chance de chover na média e probabilidade de 25% para chuvas acima da média.
Assim como o primeiro prognóstico de 2014, o novo documento a ser apresentado será de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.
Naquela ocasião, a previsão do órgão trouxe preocupação para o Estado, que já enfrenta prolongada seca, considerada como a maior dos últimos 50 anos. Após a divulgação do prognóstico, gestores e trabalhadores se preocuparam, temendo enfrentarem problemas ainda maiores que nos últimos dois anos.
Logo após a divulgação do novo prognóstico da Funceme, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado e coordenador do Comitê, Nelson Martins, apresentará um balanço das várias ações do Comitê.
Silvania Claudino 
Repórter

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário