Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Três americanos ganham prêmio o prêmio Nobel de Economia

Os americanos Eugene Fama, Robert Shiller e Lars Peter Hansen, conquistaram o prêmio Nobel de Economia de 2013 pelos estudos empíricos sobre preços de ativos, como ações e títulos.
Segundo a Real Academia Sueca de Ciências, responsável pela entrega do prêmio, os três foram os responsáveis pelo atual conhecimento sobre as tendências que influenciam esses preços.
"Embora seja difícil prever se o preço das ações e de títulos vão subir ou cair no curto prazo, é possível prever movimentos dentro de três anos ou mais. Esses movimentos foram estudados pelos três acadêmicos", afirma. Fama, 74, e Hansen, 60, são ligados à Universidade de Chicago. Shiller, 67, é professor na Universidade Yale.

"Juntas, as pesquisas desses três acadêmicos tiveram grande impacto no modo como pensamos a pesquisa acadêmica em finanças", afirmou o professor de finanças da Escola de Economia de Estocolmo, Per Stroemberg, na cerimônia do anúncio. A premiação de economia para pesquisadores americanos tem sido comum nos últimos anos. A última vez que o reconhecimento não trouxe nenhum nome dos EUA foi em 1999. Pela conquista, os três receberão uma recompensa em dinheiro no valor de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,23 milhão).
45 prêmios já foram entregues
"Finanças movem a civilização moderna. Nossas melhores atividades têm de ser financiadas e eu quero ver as finanças evoluírem ainda mais para servir a humanidade", afirmou Shiller em entrevista.
O prêmio de economia, oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas, não é um Nobel como os da paz, de medicina ou literatura, que foram criados pelo industrial sueco Alfred Nobel em 1895. O banco central da Suécia estipulou a premiação em 1968 em memória a Nobel. Desde a sua criação, 45 prêmios já foram entregues para 74 pesquisadores.
Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário