Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Psicólogos são orientados a reconhecer que adolescência vai até os 25 anos

Uma nova orientação para psicólogos recomenda que os profissionais reconheçam que a adolescência vai até os 25 anos. "A idéia de que, de repente aos 18, você é um adulto não soa verdadeira", diz a psicóloga infantil Laverne Antrobus, da Tavistock Clinic de Londres.

Em entrevista a BBC, a psicóloga defendeu que os jovens ainda precisam de bastante apoio para além dessa idade. "Estamos nos tornando mais conscientes e valorizando o desenvolvimento para além dos 18 anos", explica Antrobus.

A nova orientação, segundo a psicóloga, é para ajudar a garantir que, quando os jovens atinjam essa idade, eles não caiam nas lacunas do sistema de saúde e educação.


Existem três fases da adolescência: dos 12 aos 14 anos, dos 15 aos 17 e dos 18 em diante. A neurociência tem mostrado que o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa jovem continua em um estágio mais tardio e que, sua maturidade emocional , a autoimagem e julgamento são afetados até que o córtex pré-frontal do cérebro seja totalmente desenvolvido.

O professor de sociologia da Universidade de Kent, Frank Furedi, é contra a orientação. Ele alega que há um grande número de jovens infantilizados e, por isso, a medida só vai fazer com que homens e mulheres passem mais tempo ainda em casa.

"Muitas vezes, é alegado por razões econômicas, mas não é realmente por isso. Houve uma perda da aspiração por independência. Quando fui para a universidade, era uma morte social se eu fosse visto com meus pais. Agora isso parece uma norma", rebateu.

Com informações da BBC
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário