Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Temporadas de arrasta-pé

O Nordeste brasileiro é todo alegria. É tempo de forró, quadrilhas, comidas típicas, bandeirolas, fogueiras e muito arrasta-pé. As festas juninas pipocam em diversos destinos da região. O momento é de homenagens aos três santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, é na região Nordeste onde as festas juninas ganham uma expressão maior. Há tempos deixaram de ser pequenas manifestações. Viraram verdadeiros espetáculos, com direito a exaltação ao forró e a outros ritmos dançantes nordestinos numa aquarela de cores e alegria.


A seca persiste com maior ou menor intensidade. Mas, o nordestino não deixa por menos. Sua fé se mantém inabalável e ele faz questão de homenagear os santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Nas animadas festas, algumas delas realizadas por dias a fio, o povo se alegra e se mistura com visitantes de todo o País e do exterior, que chegam e movimentam o comércio, aumentam os lucros e geram emprego e renda.

Campina Grande, no sertão paraibano, e Caruaru, no agreste pernambucano, realizam as maiores festas juninas do Nordeste brasileiro. A primeira gaba-se de promover o maior São João do Mundo, com 30 dias de arrasta-pé. A segunda garante uma festa multicultural, recheada de atrações. Este ano, Salvador e Recife também prometem fazer bonito.

O maior São João é em Campina Grande

A cidade paraibana está pronta para receber as caravanas de eternos amantes das festas juninas

Na Paraíba, o mês de junho sempre chega acompanhado de muito forró. E Campina Grande se transforma num imenso arraial para sediar o maior São João do mundo, um evento repleto de atrações e de shows com grandes estrelas da música popular regional brasileira. O cenário principal dos festejos é o Parque do Povo, área com 43 mil metros quadrados, onde é possível vivenciar essa tradição através de dois arraiais: Arraial Luiz Gonzaga e Arraial Hilton Motta.

As quadrilhas juninas dão um show de cores, dança e alegria em Campina Grande FOTO: DIVULGAÇÃO

O evento este ano se estende de amanhã até o dia 7 de julho próximo, com uma vasta programação musical. Mais de 100 atrações estão confirmadas para animar os 30 dias de arrasta- pé. Nomes como Dorgival Dantas, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Fagner, Falamansa, Padre Fábio de Melo, Gilberto Gil, Monobloco, Aviões do Forró, Garota Safada, Alcymar Monteiro, Ca-lypso, Jorge de Altinho, Santana, Os Três do Nordeste, Capilé, Flavio José e Geraldo Azevedo estão na programação. A festa também conta com vários eventos culturais.

O Arraial Luiz Gonzaga retrata a tradicional cultura popular nordestina através de 96 barracas com comidas e bebidas típicas, três palhoças para dançar forró, um tablado para apresentações de quadrilhas, Coreto e a Vila Nova da Rainha - área cenográfica com características dos tempos em que Campina Grande era uma vila, com peças em barro, madeira, couro, sisal e algodão branco e colorido.

O Arraial Hilton Motta reproduz prédios históricos da cidade, como a Catedral, o antigo Correio e o Cassino Eldorado. É nesse arraial que está o palco para os shows de renomados artistas nacionais. O Parque do Povo ainda conta com Forró-dromo, uma enorme área coberta em forma de pirâmide onde acontecem apresentações de quadrilhas, shows de calouros e o famoso casamento coletivo, no dia 12 de junho. Tudo ao ritmo do mais autêntico forró pé de serra.

Campina Grande fica a 135 quilômetros de João Pessoa, capital paraibana, e se orgulha de promover o maior São João do mundo. O Parque do Povo recebe mais de 1 milhão de visitantes todo ano. Em 2013, a cidade completa três décadas de festa, comemoradas com uma ampla reforma no complexo, hoje monitorado com câmeras e dotado com rampas de acessibilidade. Mais de 400 quadrilhas se apresentarão nos fins de semana, a partir de amanhã, e shows são aguardados com euforia.

Além do melhor do forró e da vasta oferta de comidas e bebidas típicas, as festas juninas em Campina Grande também incluem decoração especial FOTO: CID BARBOSA

Próximo ao Parque do Povo, a festa ganha ares de interior no Arraial do Sítio São João, um vilarejo cenográfico que reproduz em tamanho natural uma típica comunidade rural do século XIX, suas construções, os hábitos e costumes de seus moradores. E para ninguém ficar parado, trios de forró, repentistas, declamadores de poesia nordestina e, ainda, a Banda de Pífanos de Campina Grande animarão a festa.

Durante os 30 dias de arrasta-pé, além do espetáculo proporcionado pelas quadrilhas juninas, carroças desfilam pelas ruas, carregando trios de forró que espalham alegria por onde passam. Os festejos ganham um lado esportivo com a Corrida da Fogueira, uma prova que reúne atletas de diversos lugares em homenagem ao ícone do São João. Já as brincadeiras do campo são revividas com a Corrida do Jegue, uma disputa pelo título do "automobilismo animal".

Trem do Forró

Nos fins de semana de junho, a animação entra nos trilhos com o Trem do Forró, que sai de Campina Grande com destino ao Distrito de Galante. Durante o percurso, que dura cerca de uma hora e meia, os vagões são animados por trios de forró e dançarinos vestidos a caráter. O trem tem boa infraestrutura, com bares, equipes de apoio e segurança.

O destino final é um espaço de lazer com barracas típicas, palhoças de forró e diversos atrativos juninos. É só animação. Em Galante, famílias, amigos e amantes da natureza encontram tudo que o campo tem de melhor em dois lugares que valem a visita: a Fazenda Santana e a Casa do Cumpadre. Esses locais oferecem, além de aconchego e tranquilidade, as delícias da culinária regional, boa música, playground para crianças, quadras, piscinas, passeios de mini pônei, cavalo e charretes, trilhas ecológicas, tirolesa e locais para esportes de aventura, dentre outras atrações.

Campina também é grande na gastronomia e fica ainda mais gostosa com os pratos típicos juninos: pamonha, bolo de milho, cuscuz, tapioca, cocada, pé de moleque, bolo de macaxeira com calda de caramelo, paçoca e muitas outras delícias, num banquete de cores e sabores.

Caruaru oferece festança múltipla 

A programação do São João 2013 na cidade de Caruaru, no agreste pernambucano, a 130 quilômetros do Recife, começou no dia 1º deste mês e prossegue até o próximo dia 29. São mais de 200 shows em cinco polos de animação. As principais atrações são Elba Ramalho, Mastruz com Leite, Flávio José, Luan Santana, Jorge de Altinho, Fagner, Aviões do Forró, Geraldinho Lins, Garota Safada, Nando Cordel, Margareth Menezes, Zé Ramalho e Josildo Sá. Este ano, a festa homenageia o sanfoneiro Dominguinhos, Luiz Vieira e Agenor Farias.

O Parque de Eventos Luiz Gonzaga é o principal palco da festança junina em Caruaru e deverá receber cerca de 100 mil visitantes este mês FOTO: DIVULGAÇÃO

A importância turística da festa para a economia da cidade é imensa. Em anos anteriores, o evento movimentou mais de R$ 200 milhões na economia local, atraindo 1,5 milhão de visitantes e gerando seis mil empregos, entre diretos e indiretos.

Caruaru tem uma festa diversificada e multicultural. Uma das novidades deste ano é o novo complexo de palco no Pátio de Eventos. Em formato retangular, medindo 44 metros de comprimento e 18 metros de altura, oferece excelente visibilidade para quem pretende assistir aos shows à distância. Uma passarela de 10 metros de comprimento permite aos cantores o contato mais direto com os forrozeiros e fãs. Os telões de última geração, com imagens de Led, foram ampliados, passando de 5 para 10 metros de comprimento.

O Polo da Estação Ferroviária, inteiramente repaginado, oferece uma grade de programação renovada e alternativa, voltada para o público jovem. Além disso, tem um espaço lúdico para as crianças com brinquedos tradicionais e eletrônicos, numa promoção em parceria com empresas privadas. É o Polo São João das Crianças.

No Parque de Eventos Luiz Gonzaga, o Pátio do Forró, são 40 mil metros quadrados de área inteiramente decorada com a cenografia junina de bandeiras e balões para receber mais de 100 mil pessoas. A ultramoderna estrutura de palco tem excelente iluminação e mega-toneladas de som. Estão programados shows com dezenas de artistas locais e nacionais, como Elba Ramalho, Margareth Menezes, Fagner, Zé Ramalho, Flávio José, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins, Nando Cordel e Amazan.

Este ano, há três andares de camarotes (institucionais e comerciais), com capacidade para 2.500 pessoas abrigadas numa estrutura de 55 metros de comprimento por 14 de profundidade. Além dos shows de primeira grandeza, os forrozeiros podem, também, apreciar a rica e exclusiva gastronomia nordestina no próprio Parque de Eventos Luiz Gonzaga. O pátio dispõe de um conjunto de 19 restaurantes que ocupam, por unidade, uma área entre 70 a 100 metros quadrados. Além disso, 180 barracas oferecem comidas típicas, petiscos e uma variedade de iguarias inusitadas e saborosas.

O Forró do Candeeiro é um espaço de quatro mil metros quadrados para o deleite dos dançarinos do autêntico forró. Fica em posição lateral à área dos shows, dentro do Parque de Eventos. A arquitetura é uma réplica do Palhoção, tradicional estrutura do antigo São João de rua, mas montada com estrutura de palco, som e luz para a apresentação de artistas locais, valorizando a cultura e contemplando os que gostam de dançar xote, xaxado, baião e a marcha junina.

Alto do Moura

Um dos pontos altos do São João de Caruaru é o Alto do Moura. No maior centro de artes figurativas das Américas haverá apresentações de trios de forró pé de serra e bandas de pífano por todo o vilarejo, que ainda guarda muitas edificações da arquitetura mais tradicional do agreste.

Recife e Salvador prometem alegria

Outra cidade que investe em festas juninas para aquecer o turismo é Recife. Na capital pernambucana, o São João começa hoje e vai até o dia 30 deste mês, através de 10 arraiais com cerca de 450 apresentações, sendo mais de 95% delas feitas por artistas pernambucanos.

É o forró pé de serra, com sua música genuína, que vai encher de alegria toda a Veneza brasileira. Serão quatro espaços de grande porte - Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal e Parque Dona Lindu; quatro de médio porte - Várzea, Peixinhos, Ibura e San Martin; e dois de pequeno porte - Moeda e Brasília Teimosa.

Ao longo do mês, o público contará com apresentações de grandes nomes do forró, como Maciel Melo - homenageado da festa -, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Petrú-cio Amorim, Cezzinha, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Xangai, Santana, Nando Cordel, Genival Lacerda, Trio Nordestino, Camarão, Antulio Madureira, Cristina Amaral e Irah Caldeira.

São esperadas cerca de 170 mil pessoas por dia e um total de 1,5 milhão durante todo o mês de junho. Além das festas nos espaços de grande e pequeno porte, haverá ainda 17 arraiais comunitários e 29 tradicionais apoiados pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O forró também chegará aos mercados municipais da Boa Vista, do Cordeiro, da Madalena e da Encruzilhada, com apresentações de trios pé de serra nos finais de semana.

Salvador

Principal cartão-postal de Salvador e Patrimônio Cultural da Humanidade, o Pelourinho programou 30 dias de festa em homenagem a São João. Mais de 200 atrações, com shows, concurso de quadrilha e espaço para o forró pé de serra tomarão conta da capital baiana, que já está em festa desde o dia 1º deste mês. No total, estão previstas 122 apresentações musicais, além da presença de 16 trios de forró.

O palco principal está montado no Terreiro de Jesus e conta com atrações consagradas da música nordestina, tais como Gilberto Gil, Alceu Valença, Aldemário Coelho, Genival Lacerda, Banda Estakazero, dentre outras. Haverá eventos também nos largos e praças do Pelourinho a serem realizados em conjunto com a Secretaria da Cultura do Estado, por meio do Centro de Culturas Populares Identitárias (CPPI).

Uma das inovações com relação ao São João de 2012 será o espaço voltado para as crianças na Praça das Artes. 
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário