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domingo, 30 de junho de 2013

Fortaleza ocupa o 8º lugar no ranking 2013

O turismo de negócios demonstra sua força com excelente expectativa para o futuro da Capital cearense na realização de eventos mundiais. A opinião é do presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, (FCVB), Colombo Cialdini, após anúncio do ranking mundial da International Congress and Convention Association (Icca), organismo internacional responsável por medir a quantidade de eventos internacionais com padrão Icca realizados em um destino. 

Eventos de grande porte estão ocupando as instalações do Centro de Eventos do Ceará, alguns realizados pela primeira vez, gerando novas oportunidades de negócios e aquecendo o mercado de congressos e feiras no Estado
Foto: Lucas Menezes

A entidade divulgou que no ranking de 2012 Fortaleza ocupava a 15ª colocação e, em 2013, ganhou sete posições. As ações de captação de eventos que motivaram este resultado para Fortaleza são desenvolvidas pelo FCVB no âmbito nacional e internacional, em parceria com a iniciativa privada e os poderes públicos, através das secretarias de Turismo do Estado e do Município.

Para Colombo Cialdini, “as construções e reformas realizadas nos salões para eventos em toda a rede hoteleira, como também nos buffets e, principalmente, a entrega feita pelo Governo do Estado do Ceará de uma obra já tão solicitada pelo setor, o Centro de Eventos, vem consagrar o destino e reposicioná-lo de forma competitiva no cenário nacional e internacional”.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, destacou ainda que Fortaleza, com o que tem de atrativos, desde os naturais às questões técnicas, deverá ficar entre as cinco cidades que mais realizam eventos internacionais no ano de 2014. Com isso se concretiza o objetivo tão almejado pela cadeia produtiva do turismo que é de combater fortemente a sazonalidade do destino, com a realização de eventos nacionais e internacionais, incrementando a geração de emprego e renda e movimentando fortemente a economia do setor. Permanece como objetivo a captação focada nos períodos conhecidos como baixa estação, de fevereiro a junho e de agosto a novembro.

“Podemos afirmar que Fortaleza e o Ceará, definitivamente, deixam de ser um destino exclusivamente de sol e mar e passam a se consolidar como uma grande opção para o turismo de negócios, já que o Centro de Eventos do Ceará nos tirou da 4ª posição no Nordeste em área destinada para feiras, eventos e congressos, tornando-se o 2º maior espaço de eventos do País, perdendo apenas para o Anhembi, em São Paulo”, diz o presidente do FCVB”. Dentro deste contexto de resultados positivos para o Ceará, Colombo lembra que o turista de negócios gasta três vezes mais do que o turista de lazer. 
Copilado do Diário do Nordeste

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