O ex-assistente técnico da CIA Edward Snowden, 29, foi quem revelou a informação sobre o monitoramento de milhões de telefones e de dados de usuários de internet em todo o mundo feito pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, sigla em inglês).
A informação foi revelada neste domingo(9) pelo jornal britânico "Guardian", o mesmo que fez as denúncias, na última quinta-feira. Segundo o jornal, os registros de telefonemas de milhões de usuários da companhia telefônica Verizon nos Estados Unidos foram monitorados pela agência.
A NSA também foi responsável pela investigação de dados de usuários de internet de páginas como Google, Facebook, Microsoft, Apple, entre outras, em todo o mundo. As duas acusações foram reconhecidas pela Casa Branca e justificadas pelo presidente Barack Obama como importantes no combate ao terrorismo.
Em entrevista, Snowden disse que, desde o momento em que decidiu vazar diversos documentos ao público, ele decidiu não optar pelo anonimato. Ele reconhece que pode ser severamente punido, como em outros casos de vazamento de informações do governo americano.
Fonte: Folhapress
Nenhum comentário:
Postar um comentário