Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

PET-Saúde: Instituições de Ensino Superior podem ser inscrever no programa até 15 de abril


Para integrar ensino e prática em saúde durante a graduação, o  Ministério da Saúde vai financiar projetos de educação pelo trabalho na área de Atenção à Saúde. Os trabalhos devem ser elaborados por instituições de ensino superior em conjunto com secretarias de saúde municipais e estaduais. A iniciativa faz parte do PET-Saúde, Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Podem se candidatar instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que ofereçam cursos de graduação em  áreas da saúde e em Saúde Coletiva. A diretora do departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mônica Sampaio, conta que a experiência é válida para alunos e universidade:



"É uma troca a universidade também reflete sobre as situações que chegam, apoiam na implementação das redes de atenção, na organização dos processos de trabalho dos serviços ao mesmo tempo que isso gera aprendizado para o aluno isso também isso também gera aprendizado para os serviços que a própria universidade pode transferir de tecnologia para os serviços."

A enfermeira Aline Santos de Souza participou do PET-saúde de 2009 a 2010 em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ela conta como foi a experiência no programa :


"Era a teoria com a prática atuante lado a lado, as atividades de ensino também, pesquisa, extensão que a gente teve no decorrer desse tempo com a proposta bem objetiva mesmo do PET que é essa integração do serviço, do acadêmico e a comunidade." 

A iniciativa conta com investimento de 76 milhões de reais do Ministério da Saúde. As Instituições de Ensino Superior têm até o dia 15 de abril para inscrever os projetos. Para mais informações, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Hortência Guedes

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário