Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MOBILIZAÇÃO: Estão abertas as inscrições para Semana Saúde na Escola


Todos os municípios brasileiros já podem aderir a Semana Saúde na Escola. Para o ano de 2013, a ação vai mobilizar alunos de escolas públicas sobre o tema obesidade e acuidade visual. A iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação atingiu no ano passado mais de nove milhões de alunos brasileiros em mais de 22 mil escolas. A grande novidade para este ano é a participação das creches e pré-escolas na mobilização. No ano passado, a estratégia só alcançava os estudantes com idade entre 5 e 19 anos. A exemplo do que ocorreu no ano passado, o tema obesidade continua sendo prioridade durante a ação. 


Isso porque sete por cento das crianças de até cinco anos de idade estão com excesso de peso. Já entre as crianças de cinco a nove anos, a taxa é de 30 por cento. E entre os adolescentes de 10 a 19 anos o percentual chega a 20 por cento. A coordenadora do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde, Thais Severino da Silva, explica um pouco mais sobre a importância dos temas para este ano.

"Esse ano o tema vai ser obesidade e acuidade visual dentro do projeto Olhar Brasil. Em relação a acuidade visual, foi identificado que hoje 30 por cento das crianças em idade escolar tem apresentado problema de refração. Esse problema de refração ele tem sido um grande dispositivo, tem trazido muitas influências para a questão da evasão escolar, repetência escolar também e limitações na qualidade de vida e dificuldades  para futura inclusão no mercado de trabalho dessas crianças que estão na escola".

As inscrições para a Semana Saúde na Escola estão abertas a partir desta quarta-feira e terminam no dia 10 de março. A mobilização acontece entre os dias 11 e 15 do próximo mês. Para se inscrever basta o município preencher a  ficha de inscrição que está disponível no   site do Ministério da Saúde www.saude.gov.br . É importante lembrar que no ato da inscrição o gestor precisa estar com a senha do fundo municipal de saúde.

Reportagem, Alexandre Penido

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário