Indícios
de falta de informações sobre pacotes bancários e a inserção de serviços
essenciais e gratuitos que dificultam a liberdade de escolha do consumidor.
Por
essas razões, os seis maiores bancos brasileiros – Banco do Brasil, Bradesco,
Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander – foram notificados nesta
quinta-feira, 13/12, a prestarem esclarecimentos sobre os pacotes de serviços
bancários oferecidos aos consumidores.
A
notificação foi feita pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da
Justiça (Senacon/MJ), por meio do Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor (DPDC). O órgão pede informações sobre a quantidade, a composição e
o preço dos pacotes disponíveis para contratação pelo consumidor pessoa física.
O DPDC questiona ainda a forma como o pacote padronizado pela Resolução
CMN/Bacen nº 3.919 é ofertado ao consumidor.
Os
bancos notificados têm o prazo de 10 dias para responder aos questionamentos e
apresentar os documentos solicitados, que serão avaliados pelos técnicos do
DPDC e do Banco Central do Brasil (BC) para a adoção das medidas necessárias.
Fonte:
Blog do Ministério da Justiça
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