A
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (20) o
regulamento de qualidade para a telefonia fixa, com metas para o completamento
de chamadas e com exigência para o atendimento nos call centers das companhias.
Serão enquadradas as operadoras que tenham mais de 50 mil clientes.
De
acordo com as normas, que devem começar a vigorar daqui a 120 dias, pelo menos
93% das ligações locais terão que ser completadas. Já as ligações de longa
distância locais e internacionais (DDD e DDI) serão obrigadas a ter um índice
de sucesso de 92%.
As
centrais de atendimento das companhias de telefonia fixa precisarão ser ainda
mais eficientes, com uma meta de 95% para o atendimento das ligações feitas
pelos usuários. O regulamento também busca reduzir a quantidade de erros
verificados nas cobranças dos clientes e estabeleceu um limite de 2,5 faturas
equivocadas para cada mil documentos emitidos por mês.
Unicel
A
Anatel decidiu também extinguir a autorização da Unicel para a exploração do
serviço de telefonia móvel. A empresa nunca chegou a operar e foi alvo de
polêmica por estar ligada ao marido da ex-ministra da Casa Civil, Erenice
Guerra, que deixou o cargo após denúncias de tráfico de influência.
Segundo
o relator do processo, Marcelo Bechara, a autorização da Unicel foi concedida a
"título precário" e a companhia nunca chegou a apresentar as
garantias de que poderia de fato atuar na área de telefonia celular. A Nextel
chegou a tentar comprar a Unicel para poder utilizar essa autorização na região
de São Paulo, mas hoje a Anatel também negou a anuência prévia para essa
operação.
(Foto:
Miguel Portela)
Fonte:
Agência do Rádio
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