Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Hospital do Ceará ganha Sala de Apoio à Amamentação


Depois do afastamento pela licença maternidade, as mães que voltam para a rotina normal de trabalho precisam continuar amamentando os filhos. Pensando no conforto dessas mulheres, em 2010, o Ministério da Saúde regulamentou a implementação das Salas de Apoio à Amamentação nas empresas. Nessas salas,  a mulher, com conforto, privacidade e segurança poderá esvaziar as mamas e armazenar o leite em frascos de vidro esterilizados que poderá ser mantido preservado com temperatura controlada até o fim do dia, com uma etiqueta identificando o nome da funcionária. 


No fim do expediente, a mulher recolhe o frasco que está refrigerado e pode levar para casa para amamentar o filho. A medida segue as orientações da estratégia Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. No estado do Ceará, o Hospital Albert Sabin, que atende pelo SUS, instalou a primeira Sala de Apoio à Amamentação. A coordenadora da Saúde da Criança da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, Diva Fernandes, explica que a medida traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

"A finalidade é manter a amamentação mesmo depois dos seis meses de idade. A partir dos seis meses a criança já come tudo, mas é legal manter a amamentação porque agora são os benefícios para a família, benefícios para a mãe que está amamentando prolongadamente, ela mantém os benefícios dela e também para o bebê porque aleitamento materno é muito mais que amamentação."

A coordenadora da saúde da criança da secretaria estadual de saúde do Ceará, Diva Fernandes conta que nesse local funciona também um posto de coleta do banco de leite.

"O Albert Sabin apesar de não ser um hospital de maternidade ele tem várias unidades neonatais e que precisa, por isso mesmo nós termos um banco de leite para apoiar essas unidades neonatais e ele também é posto de coleta das mulheres que estão acompanhando os filhos recém-nascidos. É um local de ordenha tanto para a mãe trabalhadora que amamenta quanto para as mães que acompanham seus filhos internados."

Essa estratégia do Ministério da Saúde consiste em criar em empresas públicas e privadas uma cultura de respeito à amamentação promovendo a saúde da mulher.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário