Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Ficcan deve ter 200 expositores em 2013


Feira é uma parceria entre a Francal e a Couromoda e vai ser realizada em conjunto com a Nordeste Prêt-a-Porter.O Centro de Eventos do Ceará (CEC) vai receber entre 24 e 26 de setembro duas feiras simultâneas voltadas para o setor de varejo em couro, calçados e artefatos, organizadas pelas duas maiores empresas do setor no Brasil: a Francal e a Couromoda.

Lançadas na terça-feira, 04, no CEC, pelo governador Cid Gomes junto ao secretário do Turismo, Bismarck Maia, e dos presidentes das empresas, respectivamente, Jammil Abdala e Jorge Sousa, a Feira Internacional de Couro, Calçados e Artefatos do Nordeste (Ficcan) e a Nordeste Prêt-à-Porter vão ocupar os dois pavilhões de exposição do CEC.
Os eventos, voltados para a realização de negócios entre fornecedores e produtores, vão reunir cortumes, indústrias, manufaturas, representantes comerciais, importadores, exportadores e lojas de todos os estados do Norte e do Nordeste. Apenas a Ficcan estima trazer 200 expositores. 


As feiras são o primeiro fruto da parceria entre Couro moda e Francal. Além disso, as duas, nos seus 40 e 45 anos de experiência no setor, respectivamente, nunca haviam feito evento fora do eixo Rio-São Paulo. 

De acordo com Cid, o diferencial da feira é “reunir duas empresas de grande porte que concorrem no mercado nacional, mas se juntaram aqui para incrementar o setor calçadista e o turismo de negócios."

Já Bismarck acredita que sediar um evento deste porte é o “reconhecimento do melhor e mais moderno equipamento do Brasil (CEC), um marco para o turismo de negócios do Estado”. “Trata-se de um novo eixo que vai deixar legados importantíssimos na economia do Ceará”, completa.

    Também estiveram presentes na solenidade representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários do Cariri (Sindindústria), e jornalistas de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Centro de Eventos e polo calçadista foram os principais motivadores da Ficcan
    
Anualmente, o Brasil produz cerca de 814 milhões de pares de sapatos e emprega diretamente 400 mil pessoas. Deste montante, 42% da produção e 35% dos postos de trabalho estão no Nordeste, de acordo com a Abicalçados. Quanto ao Ceará, é o maior produtor da região e se reveza nas três primeiras posições do ranking nacional com São Paulo e Rio Grande do Sul. 

Este é um dos motivos apontados tanto por Abdala, quanto por Sousa, para a escolha de Fortaleza como sede do maior evento do setor no Nordeste. O outro é o próprio espaço, “um centro de primeira linha”, para o representante da Francal, que também aponta “o fácil acesso para importadores da Europa e dos Estados Unidos”. 

Sousa disse que a Ficcan no Ceará vai “além de gerar renda, irá desenvolver outras parcerias, fortalecer as indústrias calçadista e de couro do Nordeste e inserir definitivamente o Ceará no mercado nacional da moda”.

 As parceiras também anunciaram mais duas edições da Ficcan/Nordeste Prêt-à-Porter em 2014, uma em março e a outra em setembro, e a intenção de promover eventos de outros setores no CEC, já que a Francal e a Couro moda atuam em outros 14 segmentos econômicos.

Fonte:
Carmen Inês Matos Walraven
Mara Cibely de Oliveira
Tunay Moraes Peixoto
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
Fone: + 55 85 3101-4669 / 3101-4661 / 3101-4654
Twitter: @seturceara e @cecceara / Facebook: seturce e cecceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário