Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Familiares devem ficar atentos na hora de comprar o presente das crianças


Com a chegada do Natal, pais, tios, padrinhos e avós saem em busca do presente ideal para as crianças. Mas é preciso ficar atento. Por mais inofensivo que pareça, um simples brinquedo pode apresentar riscos e estragar a festa dos pequenos. Para a coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, é importante ficar atento à embalagem do produto, local de fabricação, para qual idade é recomendado, além de conter o selo do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. 


A coordenadora fala de alguns riscos que podem afetar as crianças, quando o brinquedo é inadequado à sua idade.

"Existem brinquedos que peças muito pequenas e isso pode oferecer para a criança risco de engasgar, de asfixiar-se, brinquedos que às vezes tem tintas, então ver se essas tintas não são tóxicas, brinquedos que tenha pontas, porque a criança pode se machucar, se cortar. Então, é sempre importante que os pais ao adquirirem  um presente de Natal para os seus filhos ou mesmo para outras crianças sempre considerar a idade dessa criança".
A coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, lembra ainda que, no caso de presentes como bicicletas, patins e skates, é fundamental usar objetos de proteção e nunca andar em lugares perigosos com estradas ou vias movimentadas. 

 "Ao andar de bicicleta elas devem sempre usa um sapato fechado, evitar cadarços folgados ou soltos, porque esse cadarço pode se enrolar na bicicleta e elas podem cair. Se possível também que essas crianças ao andar de bicicletas, skate ou patins que elas também tenham capacete, e outros protetores, joelheiras, cotoveleiras".
A coordenadora da Área de Acidentes e Violências, Marta Silva, alerta ainda para o cuidado com os enfeites natalinos da árvore de Natal.

"Com os enfeites de Natal, que as bolas de Natal são de vidros. O próprio pisca-pisca enfeitando a árvore de Natal. Então os cuidados também que deve ter com os choques elétricos, ou seja, criança de férias é criança por mais tempo em casa. Criança mais tempo em casa a gente tem que tomar todos os cuidados de protegê-las".
 Caso ocorra algum acidente com as crianças, os pais devem recorrer ao serviço do SAMU 192. É importante sempre passar no ato da ligação a situação da criança e causa do acidente para agilizar o atendimento. 

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário