Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Especialista indica uso inteligente do cartão de crédito para evitar a inadimplência


Com 704 milhões de cartões na praça, mais de três por habitante, brasileiro já realiza 2,2 bilhões de movimentações. Apesar das facilidades, os cartões de crédito são os grandes responsáveis por impulsionar a inadimplência e a restrição financeira no País. Saiba como usar o seu de maneira sadia e sem sustos com a faturo.
São 704 milhões de cartões espalhados em todo o País. Pela média, cada brasileiro tem, pelo menos, três unidades. Tanta facilidade e limites previamente liberados aliado aos gastos extras do fim de ano podem dar início a um verdadeiro “abismo” financeiro a qualquer consumidor, mesmo os mais organizados.
O alerta é de José Carlos Polidoro, professor do curso de Administração da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate.

Além da grande circulação, a facilidade dos meios eletrônicos de pagamento representa hoje 58% da forma de recebimento dos estabelecimentos comerciais. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, cerca de 75% da população brasileira possui cartão de crédito, 85% da classe AB e 69% da classe C, sendo que, esta última, apresentou um crescimento de 4% em relação ao ano passado. “É inegável a importância do cartão de crédito para o comércio, no entanto, a matemática negativa é o crescimento da inadimplência nesta modalidade de pagamento”, avalia o professor Polidoro.

Segundo a Boa Vista Serviços, empresa administradora do Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), cerca de 29% dos consumidores inadimplentes declararam ter restrição financeira em decorrência do uso de cartão de crédito, classificado então como o vilão da inadimplência, seguido por restrições com dívidas com carnês (24%), cheques (17%), empréstimos pessoais (13%), cheques especiais (8%) e cartões de loja (8%).

Vantagens X Tarifação

Apesar das ressalvas, não há como negar que o cartão de crédito é um excelente instrumento para compras, permitindo concentrar o pagamento das mesmas, na data de vencimento acordada com a administradora. Além disso, conta com o aspecto da segurança, pois o uso do cartão de crédito evita que o consumidor ande com dinheiro em espécie na carteira.

“Outra vantagem é poder aproveitar o cartão para as oportunidades de “parcelamento dito sem juros”. Uma boa dica é pleitear um desconto no momento da compra, para pagamento à vista. Considerando as atuais taxas de rendimento das aplicações financeiras, um desconto superior a 3% para pagamento a vista, já é, atualmente, mais vantajoso do que comprar para pagar em cinco parcelas no cartão”, contabiliza o professor da Anhembi Morumbi.

Por fim, o especialista pede atenção às tarifas que as administradoras estão cobrando para o fornecimento e manutenção de cartões de crédito. “Às vezes a tarifa cobrada se torna cara quando o valor das compras mensais (ou limite de crédito) é pequeno para absorvê-la. Tente negociar sua tarifa com a administradora antes de começar usar seu cartão de crédito. Não caia na tentação de possuir vários cartões, pois as tarifas pesarão ainda mais”.

Confira dicas de uso “inteligente” do cartão de crédito:

1 - Estabeleça conscientemente seu limite de crédito. Seja rigoroso neste sentido e não caia na tentação de aceitar limites aprovados sem a devida análise. Pode ser uma armadilha para você ter sua dívida triplicada num espaço curto de tempo.

2 - Negocie com a administradora, a tarifa deste tipo de serviço, antes de começar utilizá-lo.

3 - Pague religiosamente o valor de sua fatura no vencimento, para que os juros de mais de 200% ao ano não comprometam seu sono. Na eventualidade de um descontrole financeiro, procure outras formas de financiamento do valor da fatura (empréstimo pessoal, consignado, por exemplo) para não precisar “rolar” o saldo de seu cartão.

4 - Controle muito bem os parcelamentos feitos no cartão. A soma do valor da parcela de cada compra efetuada já poderá estar próxima do seu limite conscientemente estabelecido, podendo inclusive comprometer sua renda mensal.

5 - Procure ter um único cartão. Se achar necessário cartão(ões) adicional(is) para outra(s) pessoa(s) de seu relacionamento, a comunicação financeira entre vocês deverá ser a melhor possível, para não ter surpresa no momento em que receber a fatura.

6 - Muito cuidado com sua senha e com as compras eletrônicas. A vantagem de segurança que o cartão de crédito representa para você não precisar andar com “dinheiro vivo” na carteira, poderá se transformar num enorme pesadelo.Informações para a imprensa.

Fonte: Maxpress

Fernanda Araujo 
facosta@anhembi.br
55 (11) 3293-1650

Nenhum comentário:

Postar um comentário