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domingo, 28 de outubro de 2012

Trabalho conjunto entre Sejus e Setur vai auxiliar turistas durante as viagens pelo Brasil


O Manual do Turista Consumidor foi lançado nesta segunda-feira, 22, na Assembleia Legislativa (AL-CE). A publicação, elaborada em conjunto pelos técnicos das secretarias estaduais do Turismo e da Justiça e Cidadania, respectivamente Setur e Sejus, vai informar os viajantes sobre seus direitos e deveres.

Em 41 páginas, o manual aborda os seguintes temas: Código de Defesa do Consumidor (CDC), Reparação de Danos, Como e onde reclamar, Como mover uma ação, Recomendações úteis e Acessibilidade.


Na parte de recomendações, o turista vai saber mais sobre pacotes; guias; hotelaria; extravio ou dano de bagagem; restaurantes; transportes aéreos, aquáticos e terrestres; entre outras itens importantes. Também foram elaborados trechos sobre saúde, dicas de viagem, telefones importantes e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e tráfico de pessoas.

De acordo com o titular da Setur, Bismarck Maia, é preciso avançar na questão da informação sobre serviços e direitos dos turistas, e este “é o primeiro passo neste sentido, o sentido é orientar sobre o bom serviço, e não punir”, explica.

Bismarck explicou também que, inicialmente, serão distribuídos 10 mil exemplares em “pontos de convergência de turistas”, tais como o aeroporto e demais equipamentos do Estado. Posteriormente, serão confeccionados também em outros idiomas, para atender a demanda de turistas estrangeiros.

Já a titular da Sejus, Mariana Lobo, ressaltou que o Brasil é pioneiro na legislação de proteção ao consumidor, e que o manual vai “solidificar o destino turístico de excelência que é o Ceará”. “Na relação de consumo o cliente sempre é o elo de maior vulnerabilidade, ainda mais quando é turista, que está longe da sua cidade”.

A Sejus também convidou para a ocasião dois juristas de renome internacional, especialistas em direito do consumidor, para um painel e uma palestra sobre o tema. O fundador da Associação Internacional de Direito do Consumo (AIDC), sediada em Bruxelas, na Bélgica, Mário Frota, comandou a palestra “O Estado do Ceará, destino turístico de excelência, e o consumidor-turista”; e a diretora do Centro de Formação para o Consumo, de Coimbra, Portugal, Ângela Maria Marini Frota,o painel “A segurança alimentar – valor acrescentado num turismo de qualidade”.

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
Carmen Inês Walraven/Mara Cibely de Oliveira/Tunay Peixoto
(85) 3101.4654/8732.2041

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