Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Ministério da Saúde investe em vigilância alimentar


O Ministério da Saúde vai repassar dinheiro para estruturar a Vigilância Alimentar e Nutricional de quase mil municípios em 26 estados brasileiros. Vigilância Alimentar é o acompanhamento de aspectos importante da alimentação, como o peso da pessoa e a própria qualidade do que ela está comendo. 

Serão investidos 11 milhões de reais na compra de equipamentos antropométricos, como balança e fita métrica, usados justamente para se fazer a vigilância alimentar. Essa vigilância será feita nos usuários das UBS, Unidades Básicas de Saúde.


 O investimento tem o objetivo de melhorar a infraestrutura das UBS e está previsto no Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde. A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que os equipamentos vão auxiliar na saúde das pessoas, inclusive evitando doenças crônicas.

"Os novos equipamentos permitirão aos municípios fazer um adequado diagnóstico da situação de saúde da população e um adequado planejamento das ações de saúde, baseada na realidade local de cada município. Vale a pena lembrar que o peso e o acompanhamento do peso, quando excessivo, trazendo para um peso normal influencia na evolução clínica dos indivíduos que apresentam as doenças crônicas não transmissíveis. Em especial hipertensão, e o diabetes. Então dessa forma nós também qualificamos o cuidado do indivíduo com doença crônica não transmissível."

As informações como peso do paciente são inseridas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas. Os primeiros beneficiados serão os municípios com piores índices de obesidade e má alimentação.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário