Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Icapuí: Festival ressalta a gastronomia


Durante o festival gastronômico, os participantes terão a chance de saborear delícias da culinária da Icapuí, sobretudo pratos à base de lagosta.

A praia de Tremembé, no município de Icapuí, no litoral Leste do Ceará, será palco, de 1º a 4 de novembro próximo, de um saboroso evento gastronômico. É o Festival de Gastronomia de Icapuí, que reunirá diversos pratos à base de frutos do mar para degustação de turistas do Ceará e de outros Estados do Brasil. O evento é uma ótima pedida para o feriadão de 2 de novembro.


O objetivo do evento é estimular o turismo no município de Icapuí e promover a culinária local e a cultura da região a partir da cadeia produtiva da lagosta e dos frutos do mar, que são abundantes no lugar.

A programação contará com diversas atividades, além da degustação de pratos típicos e atividades como o concurso "Cerveja de Metro", que ganha quem tomar mais chope.

Haverá, ainda, um encontro enogastronômico que envolverá o chef francês Hervé Tassigny e o sommelier Marcus Vale, da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), que também ministrará palestra de iniciação ao mundo dos vinhos.

Música

Os turistas poderão, também, se divertir com as atrações artísticas, com shows da dupla Ítalo e Reno e do cantor Chico Pessoa, além das apresentações de artistas locais.

De acordo com a organização do evento, a maioria da lagosta que será consumida no festival foi armazenada durante a primeira edição do evento Águas e Velas, que aconteceu nas praias de Redonda e Tremembé, no período de 27 a 29 de julho deste ano. Na ocasião, as três embarcações que capturaram a maior quantidade do crustáceo foram premiadas.

Apoio

O Sebrae apoia o festival de gastronomia e desenvolve durante a programação do evento uma série de atividades com foco no empreendedorismo, entre elas uma oficina de capacitação culinária para a elaboração de ficha técnica com utilização de insumos da agricultura familiar local, palestra de apresentação de modelos sustentáveis para micro e pequenos empreendedores, palestra sobre empreendedorismo individual - como se formalizar e ter acesso ao crédito e um workshop de artesanato para a formação de preços e técnicas de como vender mais.

Toda a programação oferecida pelo Sebrae é gratuita e para participar basta se inscrever com a organização do evento.
FOTO: ARQUIVO DN

Compilado do Caderno TURISMO no DN 25-10-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário