Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Segue para plenário projeto que fixa prazo para início de tratamento de câncer


O tratamento gratuito de pacientes com câncer, pelo Sistema Único de Saúde, deve começar em  no máximo dois meses, depois do diagnóstico. 

A proposta original, apresentada e aprovada pelo Senado em 1997, garantia apenas tratamento contra a dor causada pela doença. Mas foi ampliada na Câmara dos Deputados para começar o mais rápido possível. O prazo para o tratamento de cânceres e tumores deve ser de 60 dias a partir do diagnóstico, podendo ainda ser reduzido por indicação do próprio médico. 


O tratamento só vai ser considerado iniciado a partir da cirurgia ou da primeira dose de radio ou quimioterapia. Pacientes com dores em função do câncer vão ter prioridade no acesso a medicamentos analgésicos. A relatora do projeto, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou da importância do diagnóstico precoce.


"Uma regra de ouro da oncologia, válida para qualquer tipo de neoplasia, diz que quanto mais cedo a doença for detectada e tratada, maiores as chances de cura e menores as sequelas decorrentes do tratamento. Nesse sentido, o substitutivo oriundo da Câmara dos Deputados foi preciso ao abordar um dos maiores problemas da terapêutica do câncer no País, ou seja, o grande lapso temporal entre o diagnóstico da doença e o efetivo início do tratamento."

O projeto prevê ainda, que estados sem serviços especializados em oncologia devem traçar planos regionais para a instalação de centros de atenção ao câncer.

Com informações das Rádios Câmara e Senado, Ivana Sant'Anna e Anderson Conrado

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário