Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Juiz manda reduzir a espera para internação


Mudanças no atendimento aos pacientes psiquiátricos no Estado do Ceará, agora, virou determinação judicial. O juiz federal Ricardo José Brito Bastos, da 6ª Vara da Justiça Federal no Ceará, determinou que a União, o Estado e Município adotem as medidas necessárias para que não passe de seis horas o tempo de espera de atendimento para internação no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).
A decisão judicial foi deferida na última quinta-feira, em resposta a uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União.
O juiz determinou, ainda, que, para garantir a transparência no cumprimento da decisão, seja disponibilizada, em página na internet, estatística mensal do tempo para o atendimento dos pacientes. A decisão também prevê que o primeiro relatório de atendimento deve ser disponibilizado ao público no dia 10 de agosto de 2012.
Multa
No descumprimento no atendimento dos pacientes, a multa será de R$ 200 mil, sendo 60% pago pelo Estado, 20% pelo Município e os outros 20% pela União. O HSMM reconhece que a demanda no local é maior do que a capacidade de atendimento e que alguns pacientes precisam esperar até três dias para serem internados.
Já a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), através de sua assessoria de imprensa, informou que hospital passou por reformas, melhorando o atendimento. Como forma de desafogar a demanda do Interior, a Sesa justificou que Hospital Regional do Norte do Estado, que é construído em Sobral, terá unidade psiquiátrica e isso contribuirá para reduzir a demanda
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário