Em parceria com Sebrae e
Câmara de Dirigentes Lojistas, comerciantes limoeirenses criaram suas próprias
redes
Limoeiro do Norte. A história
de que a união faz a força é o que tem garantido a sobrevivência de pequenos
grupos empresariais deste Município. Mercadinhos, mercantis, bodegas ou
supermercados, não importa o tamanho ou a variedade do estabelecimento, esses
pontos comerciais que vendem de arroz a lâmpada criaram associações para
garantir competitividade frente às grandes redes de supermercados que chegam ao
Interior.
Em grupos, os comerciantes
conseguem melhores preços nas fábricas e redes de atacado, garantindo um menor
preço ao consumidor, trabalho e a renda para famílias e crescimento das vendas de
até 8%.
Três anos atrás, quando se
anunciava a chegada de um grande supermercado na cidade, os limoeirenses
vibraram com a possibilidade de comprar em um comércio que, de tão grande,
vendesse as coisas mais baratas. Os comerciantes locais do setor mercantil, por
sua vez, colocaram as mãos na cabeça, preocupados com a perda de clientela, tal
como aconteceu em Aracati, quando quase metade dos estabelecimentos de venda de
produtos alimentícios fechou com a chegada de um grande estabelecimento.
Em parceria com Sebrae e
Câmara de Dirigentes Lojistas, os comerciantes limoeirenses criaram suas
próprias redes. Com 19 estabelecimentos, os associados da Limoforça conseguem
junto aos comerciantes melhores preços para eles e o consumidor final. "A
gente faz uma compra coletiva em grande volume e consegue um preço reduzido
junto aos fornecedores", afirma Vicente Júnior, um dos membros da Associação
Limoforça.
Crescimento
O grupo existe há dois anos
e, desde então, embutiu aos comerciantes uma prática antes incomum: o controle
das vendas associado à parceria na hora de comprar os estoques. Assim, além de
verificarem um crescimento de 5% a 8% nas vendas, antes estagnadas, os
comerciantes fazem mensalmente ofertas de produtos, oferecidos em um encarte
publicitário divulgado até nas mídias sociais. As promoções são em um momento
estratégico: próximo ao período dos recebimentos do pagamento de aposentados e
pensionistas.
Já a Rede Amevale foi a
primeira associação envolvendo os comerciantes do Município de Limoeiro do
Norte. Também com capacitação do Sebrae e a parceria da CDL local, os
comerciantes conseguiram melhorar as vendas e garantir um lugar ao sol na
competitividade de produtos alimentícios. "Deu uma melhorada substancial,
um crescimento como um todo. Esse crescimento se deve à troca de informações, o
associativismo dos comerciantes nas compras, a melhoria estética das lojas, capacitação
dos colaboradores e a capacitação junto aos parceiros", afirma Gildênio
Rodrigues de Melo, do supermercado Nossa Família e associado Amevale.
Os comércios associados aos
dois grupos tiveram melhoras até nas fachadas dos estabelecimentos. A
distribuição dos produtos nas prateleiras também sofreu mudanças, especialmente
sob o quesito organização. E até mesmo a informatização sofreu um crescimento
de aproximadamente 30% nos estabelecimentos. No caso da rede Limoforça, houve
um aumento de 30% no número de funcionários. Importante ressaltar que o
associativismo dos mercantis de Limoeiro tem estimulado a adesão de
comerciantes de Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas e Morada Nova para estas
mesmas redes.
Além de terem promoções
mensais em ofertas, as redes Limofora e Amevale promovem, sempre ao final do
ano, uma grande campanha promocional. Vários prêmios são distribuídos aos
clientes sorteados.
Os grupos contam com a
parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas, que investe no sorteio de prêmios
como estratégia de aquecimento nas vendas.
Mais informações:
Duas associações mobilizam
os empresários de pequenos mercantis em Limoeiro do Norte
Rede Amevale: (88)3423.2754
Rede Limoforça:
(88)3400.3888
MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER
Copilado do Diário do
Nordeste
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