Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Turismo. Ceará vai investir R$ 2 mi em marketing


O turismo do Ceará terá um plano de marketing. Os estudos já foram iniciados e estão sendo realizados pelo consórcio espanhol Iber-Geo, que ganhou uma concorrência internacional. Mais de R$ 1 milhão estão sendo gastos no trabalho de pesquisa e mais um R$ 1 milhão serão investidos na sua aplicação. Segundo o secretário Bismarck Maia, que anunciou o projeto durante o jantar de abertura da participação do Ceará na Bolsa Internacional de Turismo (BTL), realizada em Lisboa, a ideia do projeto é qualificar profissionalmente o destino Ceará. Ele explica que os primeiros estudos já foram reveladores. Foi feita uma avaliação das imagens apresentadas pelo Estado na hora de vender os destinos turísticos. Nessa avaliação de mercado também foi feito um levantamento sobre o que os turistas desejam.


O trabalho revelou que as primeiras imagens desejadas quando se fala de Ceará são as de praia com coqueiros. “Isso mostra o potencial de praias como a de Lagoinha como produto turístico”, destaca Bismarck Maia. Em segundo lugar estão as praias com dunas, sendo seguidas pelas praias virgens e, em quarto lugar, as falésias. continue lendo

 A pesquisa também mostrou que as pessoas não entendem o que são as falésias e as confundem com rochas e montanhas. Bismarck explica que esse estudo vai ajudar a vender melhor o Ceará e a focar as estratégias de marketing do Estado nos próximos 20 anos. Na sua avaliação, vive-se hoje um momento marcado pela nova economia do turismo. Ou seja, não adianta mais tentar vender os destinos turísticos dizendo apenas que existe sol e praia. Com o real valorizado e uma concorrência forte de outros destinos, hoje é necessário mostrar a infraestrutura oferecida para diferentes mercados. Os estudos para a realização do plano de marketing do Ceará devem ser concluídos no dia 30 de julho.

Abav
A concorrência no turismo também é marcada por peculiaridades. É um setor em que gentileza e boa educação contam pontos, além da infraestrutura e dos requisitos naturais. Ontem, durante os encontros preliminares para a realização da BTL,chegou-se a anunciar que a feira da Associação Brasileira de Agências de Viagans (Abav) de 2013 seria realizada no Ceará. Entretanto, o estado ainda não ganhou o pleito. O evento, considerado um dos mais importantes do setor, é realizado há 10 anos no Rio.

O atual presidente da associação, o português Antônio Azevedo, explicou que está sendo discutida a possibilidade do evento ir para o Ceará, mas que o Estado concorre com Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo ele, é mais provável que o Congresso da Abav seja realizado no Centro de Eventos em maio do ano que vem e a feira continui no Rio de Janeiro.
A jornalista viajou a convite da Setur-CE.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Segundo o Secretário do Turismo Bismarck Maia, o estudo vai ajudar a focar as estratégias de marketing do Estado e vender melhor a imagem do Ceará no exterior. Além das belezas naturais, a intenção da Secretaria é vender também a imagem de um Estado com infraestrutura.


Copilado do Blog Aracatiemfoco do Sandro Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário