Serão beneficiadas 111 empresas e 777 participantes de oito destinos do litoral Leste cearense e do Cariri
Boas experiências gastronômicas são capazes de conquistar qualquer turista e, dessa forma, agregar valor ao destino e impulsionar o turismo local. Ciente disso, o Governo do Estado - por meio da Secretaria do Turismo (Setur-CE) - e o Ministério do Turismo (MTur) estão realizando o Programa de Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional e Empresarial do setor de Gastronomia. A qualificação será oferecida em três focos distintos: gestão financeira e empresarial, atendimento ao cliente e, ainda, boas práticas em serviços de alimentação.
De acordo com o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, a ideia do programa é promover a melhoria do padrão de prestação de serviços, tornando o Ceará mais competitivo e referência em qualidade de atendimento.
"Como enfatizo sempre, não basta a um destino turístico ter somente belezas naturais, boa infraestrutura. É necessário que os serviços sejam prestados com excelência. Portanto, temos que qualificar não só os profissionais, como também os empresários em todos os segmentos, principalmente o da gastronomia, ponto forte do Ceará. Temos esse compromisso com o aperfeiçoamento, porque entendemos a importância da melhoria da qualidade nos serviços prestados", afirma.O objetivo do programa é aumentar a competitividade dos destinos turísticos por meio da qualificação empresarial e dos profissionais ligados ao setor de alimentação fora do lar, visando a um maior nível de eficiência na prestação de serviços turísticos, através da criação de um ambiente voltado para a geração de conhecimentos e experiências, buscando a excelência nos negócios e resultados para as empresas. Por isso, o Sebrae no Ceará foi a entidade escolhida para a execução das ações do programa.
"Para melhorar a qualidade dos serviços gastronômicos é preciso preparar ainda mais as empresas que atuam nesse setor. Por isso, o Sebrae, que atua como parceiro das pequenas empresas e tem expertise no assunto, assinou um convênio com o Governo do Estado e o Ministério do Turismo para realizar as ações do programa", explica a articuladora da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae/CE, Maria Lédio Vieira.
De acordo com Maria Lédio, os destinos que serão beneficiados são Aquiraz (Prainha e Iguape), Cascavel e Beberibe, no litoral Leste, e Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri, no Cariri. Poderão participar do programa empresários, gerentes e funcionários de barracas de praia, restaurantes, bares, lanchonetes e similares.
Governança
A primeira etapa do programa, já posta em prática, começou com a formação de um grupo de governança nos destinos, envolvendo empresários e representantes de entidades ligadas ao turismo, além do poder público. O objetivo da etapa é gerar um maior envolvimento na governança do destino e, assim, maior sustentabilidade do setor de serviços de alimentação fora do lar, bem como uma maior competitividade do destino.
Concomitante a essa etapa, é realizado levantamento para um diagnóstico em que são entrevistados turistas, empresários e a comunidade local com a finalidade de promover um cruzamento das características disponíveis da oferta frente às demandas apresentadas. É esse diagnóstico que irá nortear o plano de ação em cada destino. Cada plano incluirá consultorias individualizadas voltadas à melhoria da gestão operacional, cursos de segurança dos alimentos para implantação de boas práticas em serviços de alimentação e cursos de atendimento ao cliente.
Mais informações:
Programa de Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional e Empresarial do setor de Gastronomia
Central de Atendimento Sebrae - 0800.5700800
Copilado do Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário