Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Artes Cínicas de Tauá fazem turnê pelo NE


Não há limites para o talento de artistas no Sertão dos Inhamuns, que conquistam novos públicos na região
Tauá. A Cia. Artes Cínicas de Tauá completou 5 anos de trabalho. E para comemorar, presenteou o público da região com seus trabalhos em uma programação preparada para celebrar a continuidade dos seus fazeres teatrais, intitulado pelo grupo como "Mostra Artes Cínicas de Teatro - 5 anos". A programação foi realizada no Cine Teatro Parque da Cidade, tendo em sua composição uma apresentação do espetáculo "Papoula"; a leitura dramática do texto "As Bondosas", seguida de lançamento do III Ciclo de Leituras Cínicas e exibição de documentário retratando o tempo de atuação da Companhia. As apresentações realizadas em dois dias contaram com boa participação do público, especialmente local.

Depois das apresentações na terra natal, a Companhia saiu pela primeira vez do Estado e fez apresentações na Paraíba. A temporada ocorreu no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), em Sousa (PB), no alto sertão paraibano. Ano passado, o grupo fez apresentações também no Cariri.
"Em nossas andanças, temos contribuído para que as demais regiões do Estado olhem com atenção as nossas produções e temos conseguido graças à multiplicidade de significações dos nossos trabalhos. Mesmo com todas as dificuldades, trabalhamos de forma contínua. Agora é hora de dividir esses anos de atuação com o nosso público e alçar novos voos", destaca Gilmar Costa, presidente do grupo.
Profissionalização
Mesmo em um contexto onde fazer arte ainda é um processo permeado por dificuldades múltiplas, a exemplo da realidade nacional, a Companhia busca um projeto de constante profissionalização dos seus artistas. De um total de dez técnicos e artistas, oito possuem registro profissional junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), fruto de três bancas de profissionalização, realizadas em Tauá (em 2008, 2010 e 2011), pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (Sated), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Para Gilmar Costa, a profis-sionalização e organização dos artistas reflete na qualidade técnica e cênica dos espetáculos e projetos, em um Município que apresenta forte apreço à vertente popular da arte, especialmente no que tange ao circo, teatro de bonecos, artes de rua e manifestações tradicionais. Destaca também o esforço e perseverança desses profissionais que vivem em uma região distante da Capital. "São cinco anos de vivência e prática artística no Sertão dos Inhamuns, comprovando que o sertão produz arte veementemente e que tal arte precisa de apreciação e divulgação", define ele.
A Cia. Artes Cínicas de Teatro foi criada em fevereiro de 2007, por um grupo inicial de quatro jovens envolvidos com as dimensões da arte, cultura e educação. Além de visar à montagem e circulação de espetáculos teatrais também objetiva articular o fazer teatral às demais linguagens artísticas e promover a formação cultural, difundindo as manifestações artísticas produzidas no Município de Tauá.

O primeiro espetáculo trabalhado foi "O desejo de Catirina", espetáculo de rua que mergulhava no imaginário popular relendo as contribuições do folguedo do bumba-meu-boi e as aventuras de Catirina e Pai Francisco no universo da cultura popular tradicional. A aceitação do público e aparições na imprensa local e estadual trouxe sucesso ao grupo, que apresentou a montagem em várias cidades até o final de 2009. Paralelamente, começaram a montar "A Farsa do Panelada", outra montagem de rua.
No palco
Em 2010, o grupo sai temporariamente da rua e empreende a montagem do espetáculo de palco italiano "Papoula", que conquista o público de Tauá pela linguagem familiar enfatizada pela comédia e drama.
Conforme Costa, nesse mesmo ano, o grupo se constituiu como pessoa jurídica, na forma de associação cultural sem fins lucrativos, ampliando o seu leque de atuação. No cenário estadual já se apresentou em todas as regiões do Estado, incluindo a capital e Região Metropolitana de Fortaleza.
Além dos espetáculos produzidos, a Companhia trabalha desde 2010 um projeto com periodicidade anual intitulado Ciclo de Leituras Cínicas.
Para cada edição são selecionados textos da dramaturgia cearense e nordestina que tem como mote a comicidade.
Mais informações
Cia. Artes Cínicas de Teatro
Av. Cel. Lourenço Feitosa, 61
Centro - Tauá
Telefone: (88) 9915.8406 http://www.artescinicasdeteatro.com
SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário