Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sebrae Ceará realiza feira de artesanato durante o Carnaval


Os grupos de artesãos são atendidos com capacitação e consultorias tecnológico-gerenciais

O Festival Jazz & Blues deve atrair em torno de 12 mil visitantes durante o Carnaval em Guaramiranga. De olho nas oportunidades de negócios que podem surgir com o aumento da demanda turística, artesãos de todo o Ceará participam de uma mostra de artesanato que será realizada pelo Sebrae no município, de 18 a 21 deste mês. A ideia é divulgar a produção artesanal cearense e realizar vendas, gerando renda para os artesãos.


Participam da mostra 25 unidades produtivas do Maciço de Baturité, de Fortaleza e do Cariri. Todos os grupos são atendidos pelo Sebrae no Ceará com capacitações, consultorias tec-nológicas e gerenciais e ações de acesso a mercado. Uma delas é a Associação de Empreendedores Artesãos de Baturité, a Baturiarte, presidida pela artesã Creuza de Freitas, que foi uma das vencedoras estaduais da última edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Negócios Coletivos. Segundo ela, a mostra é importante porque rende boas vendas.

"Geralmente, o Carnaval é para muitos artesãos um momento de descanso ou de folia. Para nós é momento de trabalhar, ganhar dinheiro, já que Guaramiranga fica lotada de turistas. No ano passado, tivemos boas vendas. A expectativa é de que o Carnaval seja ainda melhor neste ano", afirma a artesã.

Vários produtos estarão em exposição e à venda, entre eles peças de roupa bordadas a mão, pinturas em tela, objetos de decoração, trançados em fibra da bananeira, calçados em couro, MDF, madeira e bolsas em tecido. A ideia, segundo a articuladora do escritório regional do Sebrae em Baturité, Fabiana Gizele Moreira da Costa, é oferecer ao público um leque diversificado da produção local, que vive momento de crescimento.

"O artesanato do Maciço está cada vez mais em evidência, com uma identidade própria que utiliza desde cipós, passando pela palha de bananeira, até os bordados. A região apresenta uma diversidade de produtos e qualidade diferenciados", afirma Fabiana.

Prova de que o artesanato local vai bem é a classificação da produção da Baturiarte para a etapa final do prêmio TOP 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae em âmbito nacional, que reconhece os 100 melhores trabalhos do Brasil. Além da Baturiarte, outras 12 unidades produtivas do Ceará disputam o prêmio.

De acordo com Fabiana Moreira da Costa, o Sebrae desenvolveu um trabalho de consultoria e capacitação voltada para a melhoria da embalagem dos produtos artesanais e para criação de logomarca, beneficiando, ao todo, 13 grupos de artesãos na região.


Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário