Os acidentes com motos tendem a ser mais graves, daí a preocupação maior das autoridades do trânsito
Sobral. O carnaval está chegando e a preocupação com o alto índice de acidentes com motos no Ceará aumenta. Em Sobral, há o Centro de Referência de Reabilitação de Acidentados com Motos. A unidade lança uma campanha neste período, orientando os pilotos a tomarem todos os cuidados para evitarem os acidentes.O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também faz campanha para tentar diminuir os acidentes, que, na maioria das vezes, acabam vitimando fatalmente os pilotos e garupeiros.
O secretário de Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton, é um lutador para que a moto não seja um vilão no carnaval, nem em período nenhum do ano. "Temos um Centro de Reabilitação com equipes montadas para atender os acidentados na fase de recuperação, mas as notícias que temos é que muitos que se acidentam de motos acabam morrendo mesmo são nas estradas", constata Carlos Hilton.
O secretário destaca que o Centro de Reabilitação prioriza o tratamento, mas busca diminuir os acidentes por meio de campanhas como as do carnaval. "Evitar todos é um sonho, mas pelo menos buscamos diminuir, orientando as pessoas a pilotarem com responsabilidade, fazendo a direção defensiva, não agressiva como acontece normalmente", afirma.
Infraestrutura
O Centro está dotado de completa infraestrutura para recuperação dos acidentados. Há equipes de fisioterapeutas e neurologistas de plantão para fazer o tratamento. "Mas o ideal", reforça Carlos Hilton, "é que não precisássemos de um Centro como este. O ideal é que as pessoas tomassem consciência que a moto é um meio de locomoção, não uma arma".
O mesmo pensamento tem o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Sobral, coronel Gilvandro Oliveira. Ele pede aos pais que não deem motos para os filhos menores. "Primeiro, porque eles não são habilitados para pilotarem. Segundo, porque eles acabam bebendo e vão pilotar sem segurança nenhuma", adverte. As mães, principalmente, segundo coronel Gilvandro, acabam favorecendo os acidentes com motos ao darem aos filhos o veículo sem eles terem condições de pilotar.
A Polícia promove, no carnaval, uma intensa fiscalização para recolhimento de motos cujos pilotos estão sem habilitação e sem a documentação do veículo. "A tolerância é zero para quem não tem habilitação e documentos das motos", reforça coronel Gilvandro Oliveira. Durante o feriadão, os Centros de Saúde da Família nos principais bairros e distritos de Sobral estarão atendendo a todos os usuários. Também estarão com atendimento 24 horas a Unidade Mista e o Serviço de Assistência Médica de Urgência (Samu). O Samu terá uma unidade permanente no corredor da folia (Avenida Doutor Guarany) para casos de acidentes leves.
Prevenção
Também no carnaval, a Prefeitura de Sobral realiza uma campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissível (DST/ Aids) através de ações educativas voltadas à população.
O trabalho começou no último dia 11, no pré-carnaval, e vai até o dia 21 de fevereiro. A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral e o Centro de Orientação e Apoio Sorológico do Município (Coas) coordenarão, também, a distribuição de 10 mil preservativos.
A Vigilância Sanitária do Município fará o trabalho de fiscalização e orientação de permissionários das barracas de alimentação nos locais de festas.
Com a missão de contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde, integração social, ampliação das potencialidades laborais e independência nas atividades da vida diária das pessoas que se acidentaram, o Centro de Reabilitação Pedro Mendes Carneiro Neto estará de prontidão no carnaval.
O Centro de Reabilitação de Sobral atende, além das áreas de fisioterapia e neurologia, as atividades de psicologia, serviço social, fonoaudiologia, terapia ocupacional, acupuntura e também otorrinolaringologia.
O Centro lançou um site (http://www.centrodereabilitacaodesobral.webnode.com.br), no qual disponibiliza artigos de profissionais médios e serviços de atendimento em geral.
FIQUE POR DENTRO
Prudência é essencial ao pilotar o veículo
Na cidade ou na estrada, pilote sua moto sempre com responsabilidade. Diminua a velocidade quando houver incertezas na rua ou estrada. Nunca pilote com álcool na cabeça, no estômago, ou nas veias. Não ultrapasse sem ter certeza: visão frontal, e dos espelhos. Nunca faça conversão à esquerda em pistas de mão dupla - dê a volta no quarteirão. Não salte em lombadas, este instrumento é construído para reduzir a velocidade. Em viagens, pare com frequência de 100 a 200km, faça um alongamento, tome uma água. Pilote sempre com a luz acesa. Quando for inevitável uma parada de emergência, mantenha o giro do motor, e até acelere um pouco. Com o pé esquerdo, vá baixando as marchas e, com o direito mantenha a ação no freio traseiro.
LAURIBERTO BRAGA
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário