Quando há planejamento, é possível encontrar alternativas que não comprometam o bolso
Nem bem foram superadas as despesas de fim de ano e em meio à enxurrada de impostos e compromissos financeiros inerentes aos primeiros meses do ano, o consumidor já se prepara para mais uma temporada de gastos: o carnaval.E com os festejos mominos chegando mais cedo neste ano de 2012, a recomendação é redobrar os cuidados para evitar se endividar nos quatro dias de folia, resultando numa ressaca financeira pelo resto do ano.Para a coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar (Educon) do Departamento de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Shandra Carmen de Aguiar, planejar é a orientação mais indicada aos consumidores neste período de festejos.
"Com planejamento dá para fazer tudo sem atropelos. Quem vai viajar neste Carnaval já é para ter planejado desde o ano passado aonde vai, como pretende brincar e quanto irá gastar", afirma.Segundo a especialista, quando há planejamento, é possível encontrar alternativas, abrindo mão de alguns sonhos para suprir outros, sem maiores prejuízos para o orçamento.
Consumo consciente
"O equilíbrio financeiro tem por base o controle das finanças e o acompanhamento sistemático dos gastos", observa. Ela lembra que o carnaval são só quatro dias e que é importante se divertir tendo a consciência que na quarta-feira de Cinzas, de volta à rotina, serão retomados os compromissos, as dívidas e as necessidades do dia a dia. Por isso não adianta fazer empréstimo para brincar o carnaval sem pensar no amanhã.
Para quem não se planejou com antecedência e vai ficar em Fortaleza durante o feriado prolongado, a dica é procurar por opções de diversão gratuitas, reunir família e amigos ou aproveitar para ir à praia.
"Nessa época há muitos eventos gratuitos na cidade, religiosos ou não. Outra alternativa é se reunir para fazer um churrasco ou uma feijoada. Também dá para alugar filmes e ler um bom livro sem precisar gastar", sugere Shandra Carmem.
ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário