Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Água e boa alimentação para não desidratar


O corpo precisa estar preparado para receber bebidas com teor alcoólico. Alimentação balanceada e água são fundamentais para prevenir a ressaca física
Além do abalo psicológico, a elevada ingestão de bebida alcoólica compromete o físico. Dores de cabeça, mal-estar, tontura e problemas gastrointestinais costumam surgir após uma noite de excessos. “É horrível.
Como se não bastasse sentir vergonha do que fez, ainda tem que aguentar uma tremenda dor de cabeça e barriga”, comenta uma foliã. Segundo a nutricionista Cristina Praciano, uma alimentação balanceada antes da festa pode ser decisiva.
“A pessoa deve estar bem alimentada antes de começar a beber. Quando o estômago está vazio, a absorção do álcool é mais rápida e seus efeitos também”, destaca.
No Carnaval, por exemplo, quando o consumo de bebida acaba sendo exagerado, os foliões devem valorizar um cardápio calórico, nutritivo, com alto teor energético e baixo teor de fibras. “A alimentação tem de ser leve ao processo digestivo e que possibilite a rápida reposição hídrica-eletrolítica”, informa a nutricionista.
A fruta é uma boa aposta, por conter parte desses nutrientes. Cristina Praciano destaca a ingestão de banana, abacate, manga e açaí. Outra dica é levar chocolate, barra de cereal, achocolatado em caixinha para ingerir durante a folia. No dia seguinte, os caldos, mingaus e líquidos adocicados são boas opções para curar uma possível ressaca.
Dessa forma, os foliões devem evitar alimentos gordurosos, de difícil digestão, fritura, condimentados, carne vermelha, enlatados e salgados. Esses alimentos gordurosos acabam sobrecarregando o fígado, que já está trabalhando no metabolismo do álcool. O certo é que o cuidado com a alimentação deve ser antes, durante e após o consumo de bebida alcoólica.
A água ganha papel de destaque nesse processo. O álcool é um diurético, que leva a uma maior eliminação de água pelo corpo, podendo gerar uma desidratação. Prova disso é que ao beber cerveja, por exemplo, sente-se mais vontade de ir ao banheiro. A regra de ouro é intercalar as doses de bebida alcoólica com água. “A água também ajuda a desintoxicar o corpo, por isso é importante beber muita água no dia seguinte”, ressalta. (Viviane Gonçalves)
Copilado do Jornal O Povo on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário