Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

CAMILO SANTANA ENTREGA RAIO E VIDEOMONITORAMENTO PARA O ARACATI

Aracati recebeu oficialmente do governador Camilo Santana e do prefeito Bismarck Maia a instalação de um Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Ostensivas e Intensivas (RAIO) e do primeiro sistema de videomonitoramento do interior do Ceará. A cerimônia de entrega aconteceu, na manhã dessa quarta (31), em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade. Durante o evento os populares puderam ver as imagens das câmeras em telões e conferir um desfile dos policiais do RAIO, que já patrulham a cidade desde o último sábado.


Prefeito, Governador e Presidente da Assembleia unidos em prol do Aracati
O evento contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, e de lideranças locais, como os prefeitos das cidades vizinhas de Icapuí, Fortim, Itaiçaba e Palhano. O governador Camilo recebeu ainda o “título de cidadão aracatiense” conferido pela Câmara de Vereadores do Aracati. O prefeito Bismarck Maia garantiu que em março será lançado o maior volume de obras da história da cidade. Tudo graças à parceria com o Governo do Estado. “Esse é o ano da retomada. A cidade está indo para um caminho de desenvolvimento sem volta. Mudar o costume do antigo conceito administrativo é difícil, mas estamos conseguindo trazer mais agilidade e eficiência para a gestão pública do Aracati”, afirmou Bismarck Maia.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do estado, André Costa, lembrou que é preciso acolher esses policias que estão chegando, assim como os que já trabalham na cidade. “Não vamos resolver a violência sem a ajuda da população. Denunciem, liguem, façam boletins de ocorrência, precisamos saber o que está acontecendo nas ruas”, pediu o secretário André Costa.

Raio vai fortalecer o aparato de segurança
A cidade de Aracati e região podem agora contar com 37 policiais, 16 motos e uma viatura do RAIO se revezando no patrulhamento. O sistema de videomonitoramento também já está funcionando e consiste em câmeras de alta definição para identificar placas e pessoas a longa distância. Aracati é a primeira cidade do interior do estado a receber esse sistema de inteligência policial que vai agir como uma operação de repressão qualificada ao crime. Essas 17 câmeras estão ligadas a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e são operadas na Unidade de Segurança Integrada (USI) de Aracati, que foi reformada e preparada pela Prefeitura do Aracati para acolher o batalhão.
O governador Camilo Santana afirmou que o país precisa de um plano de segurança pública nacional, inclusive pediu audiência com o presidente Michel Temer sobre o assunto. “Os estados não são responsáveis pelos danos causados pelo narcotráfico, combater com mais intensidade esse problema é um dever da federação. O Ceará não produz drogas e nem armas, o Governo Federal precisa controlar a entrada delas em nossas fronteiras”, cobrou Camilo Santana.
O comandante do RAIO em Aracati, o 1º tenente Yuri Emmanuel, explicou que batalhão vem somar-se com as demais equipes que já trabalham com segurança pública na cidade. “Você cidadão quando for abordado siga os procedimentos que nossos policiais indicam, pois estamos aqui para servir e proteger aos cidadãos aracatienses”, explicou o comandante. Carlos Davi é ator e mora na cidade, ele acredita que a chegada do RAIO vai trazer mais segurança e paz para todos. Já o senhor Valcir Freitas, que trabalha de gari, disse que a cidade estava precisando de mais segurança e graças a esse olhar atento do prefeito, os moradores podem andar mais tranquilos agora.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário