Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Mutirão busca legalizar a criação de camarões

Jaguaruana A partir de hoje os carcinicultores deste Município que ainda não possuem licença ambiental, terão 30 dias para reunir toda a documentação necessária para obter a autorização se quiserem permanecer na atividade. Isso porque a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou, durante todo o dia de ontem, o mutirão da legalização, com o objetivo de trazer os criadores para legalidade.

A iniciativa é da Semace e órgãos ligados à gestão hídrica, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaruana e Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC). O momento ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Rocha Silva e reuniu dezenas de criadores. Na oportunidade, foram proferidas palestras orientadoras por parte do corpo técnico da Semace, com esclarecimentos sobre a legislação ambiental, procedimentos de licenciamento e fiscalização. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Secretaria de Recursos Hídrico (SRH) também participaram da ação.
O mutirão atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público do Estado (MPCE), em 29 de julho de 2015. A partir do evento, os empreendedores terão 30 dias para se regularizarem junto ao órgão competente, sob pena da aplicação de sanções administrativas previstas no Decreto Federal Nº 6514 de 2008. Segundo o Art. 66 do Decreto Federal, os empreendimentos não licenciados estão passíveis de autuação, cujas multas variam entre R$ 500 e R$ 10.000.000. A ausência de licenciamento ambiental constitui crime, conforme Lei Federal Nº 9.605/1998.
De acordo com o presidente da Central dos Criadores de Camarão de Jaguaruana (Cammãrus), Emanoel Gildo, o momento é importante para conscientizar os criadores. "Já tivemos outros encontros como esse, de conscientização sobre a importância de exercer a atividade dentro da legalidade. O Ministério Publico deu prazo de até 29 de janeiro de 2016 para estarmos, pelo menos, com os documentos encaminhados aos órgãos competentes, depois disso haverá fiscalizações", disse ele.
A Cammãrus possui atualmente 115 sócios e, segundo Gildo, todos encaminharam documentação à Cogerh, para obtenção da outorga para uso da água e junto à Semace, no tocante à licença ambiental.
Para a prefeita Ana Teresa Barbosa de Carvalho, o momento é um marco, já que a problemática envolvendo a carcinicultura vem sendo debatida com mais rigor deste 2013.
"Temos cerca de 400 carcinicultores em Jaguaruana, mas é preciso que tenhamos esse número real para que possamos ter uma dimensão do que produzimos e assim também fazer os controles necessários, como o uso de água", disse. Ela acrescenta, também, que a atividade exercida de forma legal só atrai benefícios para o Município e para os produtores.
O superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, afirmou que é preciso que o produtores estejam dentro da legalidade e, para isso, implantará no Município uma forma de agilizar o processo de protocolo do licenciamento. "Dentro de 30 dias estaremos instalando aqui um sistema, que é o mesmo utilizado na nossa sede em Fortaleza, para que os carcinicultores possam protocolar a entrega de documentos aqui. Isso evitará que eles se desloquem para capital, poupando tempo", informou.
Mais Informações:
Setor de Protocolo e Atendimento da Semace
Telefone: (85) 3101-5580

Nenhum comentário:

Postar um comentário