Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Governo aumenta subsídio de moradias para famílias de baixa renda


As próximas famílias atendidas pela faixa um do programa Minha Casa Minha Vida vão ter mais facilidade para pagar as moradias. 

Um decreto publicado no Diário Oficial da União fixa em até 95 por cento o valor do subsídio para famílias com renda de até mil e seiscentos reais mensais beneficiadas pelo programa habitacional do governo. 

Com isso, essas famílias vão poder pagar a metade da prestação mínima, como afirma a diretora do Departamento de Infraestrutura do PAC, Maria Fernandes Caldas. 


"Hoje, a família que ganha até mil e seiscentos reais, de renda familiar, tem subsidio do governo, a chamada faixa 1, do programa Minha Casa Minha Vida, onde o governo entrava até então com 90 por cento do preço da casa, e a família pagava uma parcela de 50 reais ou com 10% de sua renda durante 10 anos. Com essa mudança do decreto, aumenta o subsídio dado pelo governo. Então, o governo passa a pagar 95% do valor da unidade, da moradia, e a família paga durante 10 anos uma prestação de 25 reais ou de 5 por cento de sua renda. Então, o valor que a família pagava em prestações foi reduzido pela metade."

As novas regras também preveem que o governo pague a totalidade das casas e apartamentos do programa de quem ganha até três mil e cem reais por mês reassentado em função de obras do PAC e de quem perdeu a moradia em enchentes e deslizamentos de terra reconhecidos pela União. Como explica a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães.

"Essas famílias não terão que pagar a prestação da casa, em caso de desabrigo, quando a família perder o seu único imóvel. Uma questão importante que nós fazemos nesse atendimento específico é a questão de atendimento aos desabrigados de catástrofes naturais: estabelecer uma regra mais clara e transparente de como será o atendimento dessas famílias em caso de desabrigo."

A alteração abrange as operações realizadas por meio do Fundo de Arrendamento Residencial, Minha Casa minha Vida Empresas e o Fundo de Desenvolvimento Social, que faz parte do Minha Casa Minha Vida Entidades. De acordo com o ministério das Cidades, o decreto tem validade a partir desta semana e abrange todas as contratações no âmbito do Minha Casa Minha Vida.

Fonte: Agência do Rádio   

Nenhum comentário:

Postar um comentário