Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

ARACATI RECEBE TEATRO FRANCISCA CLOTILDE COMPLETAMENTE RESTAURADO NA PRÓXIMA SEXTA

Após anos de reformas e paralisações, finalmente a população aracatiense recebe de volta seu mais importante equipamento cultural, o tradicional Teatro Francisca Clotilde. Na noite desta sexta-feira (26), o prefeito Bismarck Maia, em conjunto com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),  entrega a todos os aracatienses o Teatro Francisca Clotilde, totalmente reformado, restaurado e otimizado com aparatos modernos para atender a demandas de uma casa de espetáculos culturais.


Waldonys é atração na sexta
Para a noite de reestreia do Teatro a Prefeitura fará uma cerimônia com a apresentação da Banda Municipal Jaques Klein e do músico cearense de projeção internacional Waldonys. O novo espaço conta com sala de espetáculo e projeção, foyer (local de exposições), espaço multiuso, sanitários acessíveis, pátio ajardinado, camarote, depósito e contrarregra, caixa cênica com urdimentos e camarins.
O novo teatro apresenta uma mistura de moderno com antigo, o que dá um charme a mais para todos os visitantes. Entre as diversas curiosidades existentes nesse prédio histórico, estão ao fundo do palco os alicerces de outro palco que data do início do século XX. Esses tijolos foram preservados e estão expostos atrás de um painel de vidro, isso demonstra a riqueza do patrimônio histórico jaguaribano.

O antigo e o moderno se misturam
Em breve, a Prefeitura fará um edital de ocupação do Teatro, ele normatizará a utilização do espaço para que grupos teatrais, de dança, de música e outras linguagem artíisticas que necessitem de um palco para apresentação de seus trabalhos possam realizar seus espetáculos. “O ideal é unir poder público e artistas numa gestão eficiente para o crescimento das artes e tradições aracatienses, e queremos fazer de forma transparente, diversa e democrática”, informa a secretária municipal de Turismo e Cultura, Denise Pontes.
Entenda como se deu a reforma

Parte de um palco antigo encontrado na reforma foi preservado
O Teatro Francisca Clotilde em Aracati foi palco das artes cênicas durante décadas, mas desde o início do Século XXI teve que ser fechado devido a problemas na estrutura do prédio, que estava comprometida.
Em 19 de dezembro de 2007, diversos segmentos da sociedade aracatiense lançaram o movimento: “O espetáculo não pode parar” com o objetivo de lutar pela restauração do Teatro Francisca Clotilde. Segundo artigo publicado pelo dramaturgo Marciano Ponciano: “Após diversas tentativas com a finalidade de sensibilizar o poder público local foi somente a partir da intervenção do Ministério Público, membro do Fórum de Cultura de Aracati, através do promotor Alexandre Alcântara, que o movimento ganhou novo ânimo“.

Restauração fruto de muita luta
Em 2008, o Ministério Público requereu à Prefeitura Municipal do Aracati a desapropriação do teatro e que fossem realizados os serviços necessários para a sua consolidação, com a finalidade de que ele cumprisse sua vocação como importante instrumento para o fomento da arte e cultura. Em maio de 2008, através do decreto de número 0250/2008 o espaço foi declarado de utilidade pública.
A gestão do prefeito Bismarck Maia, através dos recursos do PAC das Cidades Históricas, em convênio do IPHAN, entrega agora esse importante aparelho cultural. Segundo a Secretária de Turismo e Cultura, Denise Pontes, junto com a reinauguração será lançado um edital de ocupação que contemplará diversas manifestações artísticas, dentre elas o teatro.

SERVIÇO:
Inauguração: 18h30
Data: 26 de janeiro
Local: Rua Cel. Alexanzito, 697.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário