Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

CONHEÇA O FUNCIONAMENTO DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO DO ARACATI(CAF)

O Hospital Municipal Eduardo Dias é onde se localiza a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e a Farmácia Central. A medicação é enviada pelo estado quatro vezes ao ano e, a partir da CAF a medicação é distribuída para os Postos de Saúde da Família (PSFs) e para a Farmácia Central, que é a única que pode distribuir medicação controlada.


Estoque regulador de medicamentos
A forma de aquisição de medicamentos pelo Aracati é igual a de outras cidades do estado. Uma compra pactuada, na qual o Ceará compra para todas as cidades e usa poder de barganha para que os preços fiquem mais baixos. Todos os meses o município, o estado e a federação pagam suas partes devidas, assim as esferas de governo pagam juntas mensalmente. O valor investido mensalmente em medicamento pela gestão é de R$ 13.721 para a Assistência Farmacêutica Básica e R$ 8.721,38 para a Assistência Farmacêutica Secundária, ou seja, em soma o valor mensal pago pelo município é mais de 22 mil reais.

Ana Karenina Gondim, Coordenadora da Assistência Farmacêutica
No início do ano, o Aracati faz a sua programação anual, ou seja, no início de 2017 foi criado o pedido de remédios para 2018, baseado no estoque e na demanda e o fluxo de chegada de medicação é a cada trimestre. Ana Karenina de Souza Gondim Pedrosa é farmacêutica e Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município. Ela explica os motivos de certas medicações chegam a faltar no estoque. “O caso da Cefalexina. Nós pedimos 400 fracos dessa medicação por trimestre, mas o Estado distribui apenas a quantidade que tem e às vezes gera falta”, explicou Ana Karenina. Nessa gestão, os pagamentos estão rigorosamente em dias, todo dia 10 é descontado, em conta, a contrapartida municipal, mas às vezes o Estado não tem o produto disponível. Outro exemplo de medicamento que chega a faltar é o Depakene Xarope, nenhuma cidade do Ceará recebeu esse medicamento em 2017, mesmo com o pagamento em dia, pois ocorreu um problema com a empresa fabricante, segundo as informações repassadas por Karenina.

SERVIÇO
Qualquer dúvida em relação a medicamentos pode ser sanada na Assistência Farmacêutica no térreo do Hospital Municipal Eduardo Dias.
Horário de atendimento: 7h às 17h de segunda a quinta.
7h às 13h na sexta.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário