Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Festa junina deve elevar as vendas em até 20%

Festa que é uma das mais esperadas no Nordeste, o São João traz rica variedade cultural de músicas, danças e costumes, além das comidas típicas, que invadem com força estabelecimentos como padarias e supermercados no período. Um dos ramos do setor de alimentação que mais cresce nesse período é o de panificação que, para este ano, espera alta de até 20% em relação a um período normal de vendas.

O mês de junho chega a ser o segundo melhor em vendas para as padarias, atrás apenas de dezembro, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindipan-CE), Angelo Nunes. "As panificadoras em si trabalham muito bem essa questão dos produtos típicos, como o vatapá, canjica, pamonha, bolo de milho, e outros tradicionais", afirma Angelo.
Por isso, a expectativa do Sindipan é de resultados pelo menos iguais aos do São João do ano passado. "Já em relação a um período de vendas normal, estimamos crescimento entre 10% e 20%. Dependendo da localização da panificadora, da proximidade com arraiás, podem chegar a números ainda maiores", explica Nunes.
Preparativos
A preparação para esse período começa em abril e, em maio, alguns locais já contam com os quitutes em exposição, segundo Angelo. "Essa antecipação gera curiosidade do cliente, que acaba comprando por ser diferente, aumentando as vendas", diz o presidente do Sindipan-CE.
Everton Arruda, gerente da panificadora Pão na Massa, garante que essa preparação não é muito diferente do que fazem no dia a dia. "O que fazemos nesse período é trazer mais variedades para incrementar o cardápio. Por exemplo, vendemos bolo de milho tradicional todos os dias do ano, mas nessa época trazemos o bolo de milho fofo, cremoso, com algum ingrediente diferente, etc", esclarece Arruda.
Entre as estratégias para atrair o público está investir na decoração. "Artifícios como construir barraquinhas, fazer uma ornamentação baseada na data e vestir os funcionários a caráter está cada vez mais comum", diz Everton. "Apostamos ainda em uma quadrilha que promoveremos na praça em frente ao estabelecimento".
Há também quem invista em música temática para agradar os clientes, como acontece na Casa do Frango, segundo o responsável pelo estabelecimento Daniel Jereissati. "Todos os anos, em alguns dias, como no próprio dia de São João e Santo Antônio, nós contratamos um trio de forró pé de serra para animar a padaria", diz Jereissati. "É uma festa muito bonita e buscamos proporcionar a melhor experiência, até para fidelizar o cliente".
Movimentação
Todos esses artifícios utilizados tem dado bons resultados. "Já temos sim uma boa procura pelos produtos, mas essa saída deve atingir o seu máximo no mês de junho realmente, quando já se tem as festa de São João e o espírito da coisa é mais forte", afirma o titular do Sindipan-CE.
Everton Arruda, da Pão na Massa, expõe ainda que tanto a procura interna quanto a externa tem sido crescentes. "A procura interna é aquela que o cliente compra e consome no próprio estabelecimento. Já a externa são as encomendas, que recebemos muito por grupos que fazem arraiás, como condomínios. Essa última também ajuda a aumentar bastante nossas vendas", reconhece.
Expectativas
Os supermercados também têm boas expectativas quanto ao período. "O mês junino é bem tradicional no Ceará e a gente sempre fica na expectativa de que haja acréscimo nas vendas", diz Nidovando Pinheiro, vice-presidente da Associação Cearense de Supermercados. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza, Cid Alves, este deve ser o melhor período junino e julino dos últimos quatro anos, isso graças à melhora da quadra chuvosa, que ajuda na safra. "Com certeza será melhor com as chuvas", diz.
Apesar de não estipular em números o crescimento para o período, ele acredita que a data neste ano deve ser bem melhor que o São João do ano passado. "Já temos os produtos tradicionais dessa época à venda, mas iremos observar essa alta esperada ao longo de junho mesmo", esclarece Nidovando Pinheiro.
Além de apostar na decoração, Nidovando explica que outra estratégia é "trazer produtos acessíveis que caibam no bolsa do consumidor". "Tentamos buscar alternativas para não deixar que as pessoas fiquem sem esses produtos tradicionais", expõe.
No Pinheiro Supermercados, serão apresentados hoje ao público os produtos que serão lançados exclusivamente para o mês de junho. A ação ocorre na manhã desta quarta-feira (31), a partir das 8h30, no Pinheiro Supermercado de Messejana. A expectativa da rede é de incremento de 5% nas vendas em geral em relação a junho do ano passado e crescimento de 12% na venda dos produtos sazonais.
Itens típicos
"Já temos os produtos tradicionais dessa época à venda, mas iremos observar esta alta ao longo de junho mesmo"
Nidovando Pinheiro - Vice-presidente da Acesu

Nenhum comentário:

Postar um comentário