Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 25 de maio de 2017

CE é o 1º do NE em cidades com escolas equipadas

Somente 55 cidades do Ceará têm escolas municipais com campo de futebol, ginásio, piscina e/ou pista de atletismo, o que representa cerca de 30% do total. Apesar do baixo número, o Estado tinha, em 2015, o maior número de municípios do Norte/Nordeste com escolas equipadas com tais instalações esportivas.As informações fazem parte dos dados disponíveis nos Suplementos de Esportes das Pesquisas de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e Municipais (Munic) de 2016, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ontem.

Os documentos não trazem detalhes sobre a quantidade de escolas por municípios, mas aponta que, naqueles com instituições equipadas, a maioria tem ginásios que permitem a prática de pelo menos uma modalidade de esporte. Já as pistas de atletismo estão presentes somente em escolas de duas cidades.
Quanto às escolas estaduais, apenas Rondônia, Amapá, Pernambuco e Mato Grosso do Sul não apresentavam nenhuma unidade de ensino da rede pública com as instalações esportivas. Enquanto Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná possuíam, juntas, 1.217 escolas, isto é 60,3% do total. A coleta foi realizada no período entre junho e outubro de 2016.
A Secretaria da Educação de Fortaleza (SME) informa que, na atual gestão, foram entregues 18 novas quadras, sendo três em novas escolas de tempo integral e 15 em escolas já existentes. A mais recente foi a quadra poliesportiva da Escola Municipal Cônego Francisco Pereira da Silva, no bairro Paupina, com área de 980,4m², coberta, dois vestiários, depósito, arquibancada e iluminação adequada, com investimento de R$ 707.315,57. Outras seis quadras estão em fase de execução, com entrega prevista para 2017.
Para a secretária da Educação, Dalila Saldanha, esses equipamentos, além de servirem à prática esportiva, podem receber outras atividades da escola e da comunidade.
Investimento
"O incentivo ao esporte contribui para o desenvolvimento sadio dos alunos e beneficia também as famílias. Investir nas quadras representa investir no esporte e também na qualidade da educação de Fortaleza, garantindo uma formação mais completa", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário