Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Erupção de vulcão diminui no Chile

Santiago. O vulcão chileno Calbuco reduziu a atividade de erupção no início da tarde de ontem, embora possa ter reações bruscas enquanto uma enorme coluna de cinzas se deslocou pelo sul do país e no território argentino.
A erupção maciça ocorreu de forma inesperada na tarde de quarta-feira, depois de o vulcão permanecer adormecido por quase meio século. Sua força aumentou ontem, mas perdeu intensidade nas últimas horas, num sinal do cenário incerto que apresenta o terceiro vulcão mais perigoso do país.

 "Este episódio eruptivo já acabou", disse Gabriel Orozco, vulcanólogo do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), embora tenha alertado para possíveis novas erupções.
Apesar da diminuição de intensidade, as autoridades não descartam um cenário pior caso haja um acúmulo de energia dentro do cone vulcânico. Foi mantido um anel de isolamento de 20 quilômetros ao redor do vulcão com apoio das forças militares.
A coluna de fumaça do vulcão alcançou no início do dia de ontem cerca de 15 quilômetros de altitude, em direção ao nordeste, acompanhada de uma chuva moderada de cinzas que levou o governo a decretar alerta sanitário nas áreas vizinhas e a distribuir milhares de máscaras à população.
Uma espessa camada de cinzas cobria ruas de cidades vizinhas. Um dos principais destinos turísticos de brasileiros na Argentina, Bariloche amanheceu ontem sob uma nuvem de resíduos vulcânicos.
Segundo moradores da cidade, o lugar parece estar com tempo nublado e a cinza é fina, como poeira que cai do céu.
A Latam Airlines informou que a melhora nas condições climáticas pela diminuição das cinzas permitiu a retomada de suas atividades e disse que se "encontra operando normalmente até e desde o sul do Chile".
O especialista do Serviço Meteorológico do Chile, Arnoldo Zúñiga, disse que os ventos do sul ao norte deslocaram parte das partículas do vulcão em direção ao centro do país e não descartou que cheguem à capital.
Equipes encontraram o alpinista Waldo Flores, que tinha sido dado como desaparecido na quarta perto do vulcão.
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, chegou à região junto a vários ministros e realizou um sobrevoo. "Nós ainda estamos na tarefa de resgatar as pessoas que podem estar isoladas", disse ela a jornalistas.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/internacional/erupcao-de-vulcao-diminui-no-chile-1.1275721

Nenhum comentário:

Postar um comentário