Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Começam serviços de elaboração do projeto de restauração da Igreja do Rosário

Chegou nesta semana em Aracati, uma equipe responsável pelo trabalho de prospecção para elaboração do Projeto de Restauro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
A equipe é chefiada pelo restaurador, José Luiz Mota e conta com a participação técnica do arquiteto, Carlos Alberto.
De acordo com José Luiz, essa equipe é bastante experiente e já trabalhou no restauro do cine São Luiz, em Fortaleza, recentemente reinaugurado, na Catedral de Salvador, na Bahia e ultimamente estão trabalhando restauros no Teatro José de Alencar, na capital cearense.

De acordo com informações repassadas pelo arquiteto Carlos Alberto, o prazo dessa prospecção é de seis meses para o termino e deve ocorrer com pesquisas minuciosas sobre cores, antigas reformas e também fatos históricos que envolvem este monumento.
O trabalho se desenvolve na parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo Municipal de Aracati (CE).
A obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é uma das contempladas com recursos do PAC Cidades Históricas. Vão ser investidos R$ 142.405,42 na Igreja. O objetivo é resgatar a Igreja na forma original do século XIX.
A Igreja é ponto de visitação da comunidade e de turistas. A restauração agrega valores à cidade e valoriza patrimônio cultural brasileiro.
Os recursos são oriundos do “PAC Cidades Históricas” que destina R$ 1,6 bilhão para Aracati e mais 43 cidades de 20 estados brasileiros e que foram anunciados pela Presidenta Dilma Rousseff, em agosto de 2013, na cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais, com a presença do prefeito de Aracati, Ivan Silvério e demais prefeitos das cidades contempladas.
O Programa do Governo Federal, Pac Cidades Históricas, envolve em sua formulação e implementação, os Ministérios da Cultura e do Planejamento e o Iphan.
http://www.aracati.ce.gov.br/comecam-servicos-de-elaboracao-do-projeto-de-restauracao-da-igreja-do-rosario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário