Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

DEMUTRAN reflete sobre um trânsito melhor para todos

Seguindo a orientação trazida pela SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, e preocupado com a segurança do pedestre, o Governo Municipal lançou um edital licitatório no último dia 15 de setembro de 2014, para sinalizar as principais vias de Aracati, o que deverá ocorrer já no início de outubro.
A Semana Nacional do Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro de 1997 e ocorre, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. Seu propósito é despertar na sociedade posturas e atitudes que levem ao entendimento para a valorização da vida dentro de um ambiente onde seja garantido o direito de ir e vir dos cidadãos.

O tema trabalhado neste ano – TODOS JUNTOS FAZEM UM TRÂNSITO MELHOR – é uma das diretrizes estabelecidas pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e tem como foco a segurança do pedestre.
A partir de estatísticas e ações concretas, levando-se em conta as peculiaridades da região, o Governo Municipal, através do DEMUTRAN e Guarda Municipal de Aracati, desenvolvem um trabalho que visa prevenir acidentes, não só nesse período, mas durante todo o ano. Palestras e montagem de circuito para simulação do trânsito urbano, jogos educativos on-line, leituras informativas sobre condutas e posturas no trânsito, contação de estórias temáticas sobre trânsito, dentre outras realizadas no ambiente escolar são algumas das várias ações voltadas para a educação e conscientização, principalmente do público infanto-juvenil, futuros condutores e pedestres.
Somam-se a todas estas ações a realização de blitzs educativas na área urbana e zona praiana e a produção do Guia do Pedestre, pelo DEMUTRAN, através da Coordenação de Educação para o Trânsito e à luz do Código de Trânsito Brasileiro, que visa orientar o pedestre sobre suas atitudes no trânsito, a fim de prevenir acidentes para si ou para terceiros. Também foi elaborado o Guia para motociclistas, estruturado em questionamentos feitos ao DENATRAN e extraídos do endereço: (http://www.denatran.gov.br/publicacoes/publicacao.asp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário