Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Operação Sorriso fará 80 cirurgias corretivas

O Programa Humanitário Operação Sorriso chegará em Fortaleza pela 19ª vez. A ação acontece entre os dias 15 e 21 de setembro, a partir das 8h, no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), na Rua Tertuliano Sales, Vila União. A expectativa é de que sejam realizadas em torno de 80 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adolescentes, de até 17 anos, portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina).A seleção dos beneficiados será feita nos dias 15 e 16 e as cirurgias começarão a ser executadas a partir do dia 17. Os interessados não precisam efetuar inscrição prévia, é necessário, apenas, comparecer ao local, nos dois primeiros dias, com os documentos de identificação do paciente e do responsável.Desde 1997, já foram realizadas, em Fortaleza, mais de 32 mil consultas em pacientes. Quase 2 mil pessoas foram operadas e mais de 12 mil procedimentos cirúrgicos foram realizados pelo programa.
A pessoa que receberá a intervenção e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da triagem. A Operação Sorriso também oferecerá transporte até o hospital e alimentação sem custo.
O projeto realiza estudos nos diversos locais onde executa as missões cirúrgicas. Em Fortaleza, encontrou a maior correlação genética com o aparecimento de fissuras. O programa continua ampliando as pesquisas.
Colaboração
Ao todo serão 65 voluntários, de diversas partes do Brasil e de outros países, que trabalharão no programa na Capital. Os colaboradores pertencem a diferentes especialidades, como cirurgia plástica, pediatria, anestesiologia, enfermagem, ortodontia, fonoaudiologia, entre outras.
De acordo com a coordenadora dos programa humanitário, Luciana Garcia, o intuito é operar e capacitar os centros locais. Assim, os pacientes que não forem atendidos pela Operação Sorriso serão encaminhados para o serviço local, de maneira a atingir os moradores de Fortaleza com resultados mais permanentes e eficientes.
Os profissionais de saúde responsáveis são especializados em fissura labiopalatal e coordenados pela equipe da Operação Sorriso, que também trará médicos residentes e novos voluntários para serem treinados no atendimento aos fissurados.
FIQUE POR DENTRO
Diferença entre más-formações congênitas
A fissura labial e a palatal são más-formações congênitas, de aparência variável, que ocorrem no desenvolvimento do embrião. O lábio leporino é uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos.
Já no caso da fenda palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz, o que estabelece uma comunicação direta entre um e outro.
Mais informações:
O projeto disponibiliza o telefone para quaisquer dúvidas
(85) 3101-4214

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/operacao-sorriso-fara-80-cirurgias-corretivas-1.1088163

Nenhum comentário:

Postar um comentário