Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Santo é festejado em todo o Ceará

O dia de ontem foi de festa no mar. Considerado o protetor dos pescadores, São Pedro foi comemorado em diversas igrejas em todo o Ceará. Na manhã de ontem, na praia do Mucuripe, aconteceu a procissão marítima dos pescadores com a imagem de São Pedro, seguindo a tradição da festa.
Por volta das 07h30 de ontem, foi celebrada uma missa, no calçadão em frente ao templo, antecedendo o cortejo no mar. A cerimônia concluiu os três dias do festejo em homenagem ao santo que ocorreram na capela.

O festejo já acontece na região há 162 anos, desde que foi construída, no Mucuripe, a Capela de São Pedro. Atualmente o local é tombado pela Prefeitura de Fortaleza. A celebração anual do santo protetor dos pescadores também é considerada patrimônio imaterial de Fortaleza.
"São Pedro é muito significativo para todos nós. Essa capela é dedicada a ele por causa da comunidade de pescadores que vive aqui desde a época em que ela foi construída. E esta é uma igreja histórica, pois testemunhou a história do povo de Fortaleza", conta Padre Alderi Leite, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, da qual a capela faz parte.
Padre Alderi Leite destaca ainda a participação dos fieis em mais uma edição da festa dedicada a São Pedro. "Tivemos uma grande participação dos devotos, que acompanharam os três dias de celebração e participaram dos momentos culturais promovidos depois das missas. Neste ano, trabalhamos a questão da vocação, pois, a exemplo de São Pedro, somos chamados a seguir a Jesus Cristo e transformar o mundo a partir dos seus valores", expõe o sacerdote.
Devoção
Durante a missa campal, quatro pescadores, dentre os que há mais tempo realizam o ofício na região do Mucuripe, estiveram à frente do altar ofertando peixes, representando a profissão desempenhada por São Pedro.
"Essa é uma grande festividade e é muito importante para mim. Eu tenho 80 anos e já pesco aqui no Mucuripe há 50 anos. Participo sempre dessa festa, porque eu sou devoto de São Pedro. Ele foi o primeiro pescador da Galileia e já me ajudou muito enquanto eu estive no mar", conta o pescador Lourival Basílio Ferreira, um dos escolhidos para prestar a homenagem a São Pedro no altar.
Mesmo quem ainda não havia ido à celebração em anos anteriores se encantou com a cerimônia. "Eu conhecia a festa por reportagens na televisão. Essa é a primeira vez que eu venho ver ao vivo e achei tudo muito lindo. Gostei muito de ver os pescadores levando São Pedro para o mar", conta a dona de casa Ana Maria Lima.
A capela de São Pedro dos Pescadores contou ainda com uma missa ontem, às 18h30, celebrada pelo Padre Antônio Ramalho Neto.
Festas
Além da Capela de São Pedro dos Pescadores, outros templos da Capital e de outros municípios também celebraram a memória de São Pedro. Na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Quintino Cunha, os dois santos dividiram as comemorações na festa, que teve como temática "São Pedro e São Paulo, esperança de vida e liberdade humana".
Na paróquia de São Pedro, na Barra do Ceará, foram onze dias de homenagens ao padroeiro. No último dia 19, foi realizada uma carreata como abertura da solenidade. Ontem pela manhã houve também a celebração de uma missa na praia da Barra do Ceará e procissão marítima.
Em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, a comunidade de Saquinho, da Paróquia São Luís Gonzaga, realizou um novenário em devoção a São Pedro e São Paulo. As cerimônias templo localizado no Pecém, que iniciaram no dia 20 de junho, contaram com a participação de várias comunidades da região e foi concluída na noite de ontem, com a Celebração da Palavra.
A Paróquia de São Pedro, no município de Barreira, realizou os festejos do padroeiro entre os dias 19 e 29 de junho. A programação incluiu novenas e missas com padres convidados, além de momentos de convívio social com atrações culturais.
A paróquia de Nossa Senhora da Saúde, localizada na Praia de Caponga, no município de Cascavel, também festejou a vida de São Pedro. A festa deste ano foi dedicada à construção de novas capelas para a comunidade. O encerramento das celebrações contou com procissão marítima e a realização de casamento comunitário.
Ranniery Melo
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/santo-e-festejado-em-todo-o-ceara-1.1048267

Nenhum comentário:

Postar um comentário