Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

'Freguês' no caminho

Ainda não foi a atuação dos sonhos da torcida brasileira na Copa do Mundo, mas o Brasil fez a parte que lhe cabia, goleando ontem a frágil seleção de Camarões por 4 a 1 no Mané Garrincha, em Brasília, garantindo o primeiro lugar no grupo A.
Com sete pontos e superando o México no saldo de gols, a equipe canarinho enfrentará o Chile, pelas oitavas, no Mineirão, em Belo Horizonte, sábado, às 13h.
O duelo será a repetição dos confrontos das edições de 2010 e 1998, ambos válidos pela mesma fase da Copa. Em ambos, o Brasil goleou os chilenos - 3 a 0 e 4 a 1, respectivamente.

No centésimo jogo da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, o brilho foi de seu principal craque: Neymar.
O astro enlouqueceu a defesa africana, marcou dois gols, virou artilheiro do Mundial, com quatro tentos marcados, e ainda fez o de número 100 do País em Copas ao abrir o placar. Sem dúvida, um predestinado.
Inspirado, Neymar foi decisivo e resolveu para o Brasil nos momentos difíceis do jogo. Partida essa que se desenhava fácil, pela fragilidade do adversário, já eliminado, mas também pela postura do Brasil, que iniciou marcando pressão no campo adversário, como na final da Copa das Confederações, quando pulverizou a Espanha no Maracanã.
Foi assim que a Seleção abriu o placar, aos 16 minutos. A marcação tripla atrapalhou a saída de bola de Camarões, Luiz Gustavo roubou a bola de Nyom e cruzou rasteiro para Neymar tocar de chapa no canto esquerdo e abrir o placar: 1 a 0.
Três minutos depois, o camisa 10 voltou a aparecer e soltou a bomba para defesa de Itandje.
Mas a defesa brasileira, que já tinha mostrado insegurança, voltou a falhar, resultando no gol do empate. Aos 25, Nyom passou por Daniel Alves, cruzou e Matip apareceu livre no meio da área e completou para as redes: 1 a 1.
Mas o Brasil tem Neymar. Ele recebeu de Marcelo, passou por N'Koulou e bateu na saída do goleiro, desempatando a partida: 2 a 1, aos 34 minutos.
Mais dois
A vantagem fez bem ao Brasil, que no segundo tempo voltou mais compactado, muito pelas alterações feitas.
Sem ceder espaços para o adversário como na etapa inicial, o Brasil construiu com naturalidade a goleada.
Logo aos quatro minutos, o terceiro gol saiu: o volante Fernandinho abriu para David Luiz na esquerda, que cruzou para Fred cabecear firme e desencantar na Copa do Mundo.
Com o jogo praticamente definido, o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu poupar Neymar, pendurado com um amarelo, que saiu aos 25 minutos. Mesmo sem sua estrela maior, o Brasil ainda ampliou, aos 38 com Fernandinho, após bela troca de passes do ataque brasileiro.
O gol aliviou a tensão, já que Brasil e México disputavam gol a gol o primeiro lugar no grupo. A partir daí, foi só festa para a torcida em Brasília, que gritou "olé" para o toque de bola da Seleção e comemorou a vaga nas oitavas. Que venha o Chile!
Boa atuação dá chances a Fernandinho na equipe
O segundo tempo da Seleção provavelmente foi o fim do apego de Luiz Felipe Scolari à base do time campeão da Copa das Confederações.
A saída de um apático Paulinho e a entrada de um elétrico Fernandinho, no intervalo, deu ao time mobilidade e proteção ao meio de campo. Fernandinho também fez o quarto gol.
Apesar de Felipão ter falado no último domingo que confiava cegamente em Paulinho, Fernandinho tem grandes chances de substituir o camisa 8 contra o Chile, no próximo sábado, no Estádio Mineirão.
O treinador, por enquanto, deixou no ar se mudará. "Ainda não sei. Mas como diz o ditado, 'a natureza não dá saltos'. É devagar que estamos plantando, (as mudanças) vão acontecendo jogo a jogo", disse.
Fernandinho mantém cautela sobre "roubar" a posição. "O Felipão tem essas dúvidas todos os dias. O importante é que temos bons jogadores", disse.
Paulinho era um dos três jogadores que estava na berlinda na partida contra os camaroneses. Os outros eram Fred e Daniel Alves. Fred, com o gol que fez e a participação efetiva na jogada do quarto, não deve deixar o time - até mesmo porque seu reserva Jô não tem feito treinos exuberantes. "Ainda não é o Fred da Copa das Confederações, mas com esse gol, com essa maneira de jogar hoje (ontem), já está se aproximando. Fred teve um posicionamento tático diferente, ajudando na marcação", comentou Felipão.
Já Daniel Alves é uma incógnita. Fez outra partida ruim, deixando muito espaço nas suas costas - o gol de Camarões nasceu de uma jogada em sua zona de defesa. O reserva Maicon tem treinado bem, mas foi um dos últimos a ganhar confiança da comissão técnica.
'Não cheguei no meu nível'
Ameaçado de perder a vaga para Fernandinho, o volante Paulinho admitiu após o jogo que não jogou bem nas primeiras duas partidas. "Dos dois jogos anteriores, achei que não cheguei no meu nível. Essa partida de hoje (ontem) foi importante para mim. Mesmo tendo atuado 45 minutos foi importante".
Perguntado se Fernandinho jogou melhor, o volante elogiou o colega. "O que posso garantir é que ele entrou muito bem, ajudando da mesma forma que tentei fazer no primeiro tempo", afirmou o jogador do Tottenham.
Vladimir Marques
Repórter

Brasil já pensa em novo rival
Passada a partida de número 100 do Brasil em Mundiais, na qual Neymar marcou o gol de número 100 desta Copa no Brasil, as atenções se voltaram imediatamente para o Chile. Num jogo em que apenas poderá prosseguir na competição, em Belo Horizonte, no próximo dia 28.
"Vai ser uma partida complicada, difícil. O futebol hoje está cada vez mais difícil, muito igual. Basta ver os jogos desta Copa", disse Neymar, na coletiva de imprensa, logo após o jogo em que ele foi considerado, pela segunda vez nesta Copa do Mundo, "O Homem do Jogo" - já havia recebido a honraria na estreia, diante da Croácia.
O treinador da Seleção, Luiz Felipe Scolari, também pregou respeito aos chilenos. "Vamos observar jogos anteriores e mais recentes deles. Eles têm muitas qualidades. Se eu pudesse escolher, teria sido uma outra seleção, não a deles", reiterou o que havia dito logo após o sorteio da Copa, no ano passado.
O técnico fez um balanço importante da primeira etapa e comentou a necessidade da evolução da equipe. "Nós evoluímos ainda mais em relação ao jogo do México. Foi uma classificação difícil. Mas é normal. Pelo que jogou, Camarões deveria estar disputando classificação".
Ele também destacou o crescimento de Fred na partida. O atacante fez o primeiro gol na competição. "Ele estava muito ansioso, desfazendo-se da bola rapidamente. Fred é um jogador de bom porte físico, que sabe fazer a parede e salta bem. Ainda não está no nível da Copa das Confederações, mas cresceu hoje (ontem)", evidenciou Scolari.


Ilo Santiago Jr.
Subeditor
*Enviado a Brasília (DF)

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/fregues-no-caminho-1.1043972

Nenhum comentário:

Postar um comentário