Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Igreja de Mata Fresca passará por restauração

A História recontada através dos séculos passará, agora, por uma reformulação. Monumento histórico, do século XIX, a Capela da comunidade de Mata Fresca, localizada na região de Cacimba Funda, já na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte estampa em sua fachada de estilo Português o ano de 1885, exatamente três anos antes da abolição dos escravos no Brasil (1888).

De acordo com estudos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN é apenas a data de uma das reformas, acredita-se que o pequeno templo teve a sua edificação bem antes mesmo que a da Igreja Matriz de Aracati – Catedral de Nossa Senhora do Rosário (1785). Com paredes de pedras vindas da histórica Jabarana ou Ponta Grossa o templo guarda uma história rica em cultura, fé e devoção.


 Naquele local estão depositados verdadeiros sentimentos que alimentam a alma de milhares de peregrinos que vão à Capela de Nossa Senhora da Piedade rogar graças e agradecer milagres alcançados por meio de orações. A última reforma, ainda de acordo com os escritos na fachada remetam ao ano de 1960, contudo, as pesquisar revelam outras informações.

Com traços genuinamente rústicos e guardando elementos da época colonial a Capela ainda preserva várias partes originais que serão mantidas e renovadas sem perda de memória. É o caso de duas estatuetas; Bom Jesus dos Pássaros e Nossa Senhora da Soledade, ambas de madeira deslumbram aqueles que visitam a igrejinha, que, mesmo pequena no tamanho torna-se grandiosa pela história que transcende as largas paredes do Templo.

Anos se passaram desde a última reforma e o espaço físico tornou-se pequeno para o número de fiéis que visitavam a Capela, daí, surge a ideia de ampliá-la oferecendo um melhor espaço para as missas e atos litúrgicos. Conta a lenda que em três tentativas a reforma de ampliação da Igrejinha não deu certo. Acreditam os supersticiosos que se trata de uma mensagem subliminar para que a Capela continue com a sua estrutura de fundação.

Verdade ou mito a certeza que se faz firme é que dentro dos próximos meses uma reforma objetivando restaurar o que já existe e a recuperação do que está quase perdido pela força do tempo resultará na conservação deste que se coloca entre os mais importantes monumentos históricos de Aracati. Os estudos do IPHAN revelam que no ano de 2031 a Capela de pedra de Nossa Senhora da Piedade de Mata Fresca completará 300 anos. A comunidade participou de palestras e minicursos desenvolvidos pelo IPHAN que resultaram no conhecimento sobre o valor material e imaterial do prédio, bem como, sobre a importância de se preservar a memória do lugar e da região, haja vista, o templo ficar em uma área não muito povoada e nas divisas dos municípios Aracati, Icapuí e Mossoró no Rio Grande do Norte.

A professora Maria Ivone dos Santos mora na comunidade há mais de dez anos acredita que a reforma da Capela trará uma nova visão para os jovens que estão afastados da Religião, bem como, entende que será uma grande ação em prol da cultura local.

Já o agricultor Francisco Leite Ferreira, que também mora na localidade disse que é uma boa iniciativa e que se disponibiliza para ajudar no que for preciso. A nossa reportagem conversou com o padre Antônio Lopes de Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, de Icapuí, à qual a Capela de Mata Fresca faz parte. O vigário concorda com a reforma e diz que o IPHAN trará de volta a identidade da pequena Igreja de Pedra.

Por Cristiano Campos


Foto: Governo Municipal de Aracati

Nenhum comentário:

Postar um comentário