Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

Curiosidades mundo afora


Para facilitar o primeiro passo na direção do amanhã, superstições ganham força na hora da virada do ano

Cada povo aguarda ansiosamente a chegada do Ano Novo com ritos e superstições próprias. Mas, existe algo forte e unânime entre todas as pessoas. É a esperança de que o novo ciclo seja melhor do que aquele que chega ao fim. O desejo de renovação invade os corações e se mostra em cada rosto, em cada olhar. Prosperidade, um novo amor, saúde, felicidade, aquela viagem e outros sonhos se escondem e se revelam no momento de cada ritual preparado para a virada.


Anualmente, milhares de americanos e visitantes de todo o mundo escolhem a Time Square, em Nova York, para celebrar a passagem do ano FOTO: DIVULGAÇÃO


A variedade de rituais e ações é grande. Algumas superstições se transformaram em clássicos nos pedidos de réveillon, como nunca passar o ano novo de bolsos vazios, usar caroços de romã na carteira para ter dinheiro o ano todo ou comer lentilha para o crescimento pessoal. São tradições assimiladas e recriadas nas festas brasileiras. Como tudo é em prol do bem e da felicidade, não custa nada fazer uma fezinha.


Antigamente, alguns povos se desfaziam de roupas e objetos para eliminar o que estava envelhecido. Outros banhavam-se no rio ou mar para limpar o corpo e estar pronto para acolher a mudança. O tempo passou. As superstições permanecem, rituais se repetem. O caderno Tur fez uma pesquisa e apresenta as tradições mundo afora para receber o Ano Novo com pompa ou simplicidade.


Irlanda - Costuma-se oferecer um pote de arroz doce aos gnomos.


Estados Unidos- O mais famoso réveillon acontece em Nova York, na Time Square. Ali, o povo se reúne para dançar, correr e gritar, enquanto aguarda a contagem regressiva para a chegada do Ano Novo. Muitos norte-americanos passam a virada trajando preto e na ceia consomem black-eyed peas, um grão parecido com feijão.


Portugal - Uma das tradições é sair às janelas das casas batendo panelas para festejar a chegada do ano. No dia 1º de janeiro, come-se uma mistura feita com as sobras das ceias, chamada "Roupa Velha", em que o ingrediente principal é o bacalhau cozido.


Espanha - Entre 28 de dezembro, Dia dos Santos Inocentes, e 5 de janeiro, chegada dos Reis Magos, cidades recebem as chamadas cavalgadas de reis e famílias cozinham a rosca de reis, um bolo doce. Na passagem do ano, a capital Madrid é a mais festeira. Nativos e turistas seguem até a Puerta del Sol para ouvir as badaladas do relógio e fazer pedidos de prosperidade no Ano Novo. Os espanhóis possuem a tradição de comer uma uva a cada badalada dos sinos, até a meia noite.


Alemanha - O porco simboliza a boa sorte na chegada do Ano Novo. Celebrações incluem banquetes em que o leitão é um dos pratos. As mesas são decoradas com porcos em miniatura feitos de marzipã (massa doce), açúcar, massa de biscoito ou chocolate.


Itália - As pessoas trocam fitas verdes, que trazem boa sorte. Muitas comemoram nas praças a chegada do Ano Novo, ouvindo concertos e brindando com espumante. As discotecas abrem as portas para quem gosta de dançar até o amanhecer. Em qualquer cidade italiana, restaurantes oferecem deliciosas massas com vinho.


Áustria - O hábito é jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio marca zero hora. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas como amuleto que ajudará na realização de pedidos formulados para a ocasião. O baile imperial de Viena, o Kaiserball, que ocorre no Palácio Imperial de Hofburg, está entre as atrações mais procuradas na noite de réveillon.


Holanda- Em algumas cidades do país são acesas fogueiras públicas para queimar árvores de Natal. Mergulhos são organizados em uma série de lagos, canais e no Mar do Norte.


Equador - Monta-se um boneco com fogos de artifício, que é aceso à meia-noite.


China- O Ano Novo é celebrado durante seis semanas, entre janeiro e fevereiro. No período, os chineses fazem a faxina em suas residências para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Também é costume pagar todas as dívidas contraídas. Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma queima de fogos. Os chineses creem que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.


Inglaterra - Os ingleses usam rolhas das garrafas de champanhe como amuletos. Eles furam a cortiça e colocam dentro dela uma moeda. A capital, Londres, envolve ingleses e turistas em um momento mágico no principal show de fogos de artifícios às margens do Rio Tâmisa, realizado ao som das badaladas do Big Ben, relógio e ponto turístico da metrópole.


Cingapura - As pessoas trocam tangerinas (símbolo de prosperidade) ou pacotes vermelhos de dinheiro. Os presentes são sempre em número par para atrair sorte.


França - Os franceses costumam preparar ostras e outros frutos do mar para a ceia de Ano Novo. A famosa Avenida Champs Élisée, junto ao Arco do triunfo, é o principal ponto de concentração.


Colômbia - Os colombianos pegam uma mala e dão a volta em torno de suas casas, despedindo-se de todos que cruzam seu caminho. Isto visa atrair um ano de aventura.


Escócia - Um dos costumes mais tradicionais é o de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Outro é beber uísque em toda e qualquer comemoração. Assim estará garantido um dos réveillons mais animados da Europa. No país, uma forte superstição é quanto à primeira visita que se recebe no ano. Se for um homem moreno, ótimo. É um bom presságio. Se for um sujeito ruivo, a visita é tida como um mau agouro. Mas, eles consideram que azar mesmo terá aquele que abrir as portas para uma mulher.


Coreia - A virada do ano é marcada com uma visita a parentes e vizinhos mais velhos. As pessoas se curvam diante deles numa forma de expressar respeito aos seus ancestrais.


Dinamarca - Depois da ceia à base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam a meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as 12 badaladas, todos na família sobem em cadeiras. À meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe. Também é costume colocar um pote de arroz bem doce nos estábulos para os gnomos. Assim, evita-se que eles incomodem no ano seguinte.


Hungria - A ceia sempre tem carne de porco. Como o animal fuça para a frente, acredita-se que, ao comê-lo, a vida seguirá na mesma direção.


Japão - No 31 de dezembro é realizada a cerimônia Joya no kane. Uma pessoa toca o tímbalo 108 vezes, que serve para expurgar os pecados e os desejos mundanos. Para cada badalada, se expressa um desejo. A primeira refeição do novo ano inclui um pote de ozoni, sopa de cereais, bolinho de arroz e caldo feito com massa de soja.


República Tcheca - Os tchecos comemoram a chegada do Ano Novo com festa e fogos de artifício. Turistas seguem para a praça da cidade velha, no centro histórico de Praga, e ali todos aguardam ansiosos pela contagem regressiva.


Suíça - Em Zurique, o céu se ilumina com os milhares de fogos de artifícios. Além disso, grandes festivais atraem turistas de todo o mundo. As ruas da cidade são fechadas à circulação de veículos.


Índia - Festeiro por excelência, o povo indiano celebra a chegada do Ano Novo com muitas cores pelo corpo. 

Copilado do Diário do Noreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário